Marca ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’ tem novos aderentes

998
4 Maravilhas da Mealhada.
Dreamweb 728×90 – Video I

Há 29 novos aderentes à marca ‘4 Maravilhas da Mesa da Mealhada’, criada há 15 anos, nas diversas categorias dos ícones da marca – água, pão, vinho e leitão.

A entrega das insígnias decorreu, a noite passada, na Adega Rama, na Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que homenageou ainda, de forma póstuma, dois “históricos empresários”.

“Um rigoroso processo de seleção” a que se submeteram restaurantes e cafetarias, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e o engarrafador da água mineral de Luso.

A marca “Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho. A marca pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções.

Estabelecimentos distinguidos

Na categoria mais completa, aquela em que o estabelecimento fica avalizado a usar os quatro selos da marca – água, pão, vinho e leitão – foram distinguidos 11 restaurantes e um hipermercado, que irão ostentar as insígnias da marca e garantem ao consumidor padrões de qualidade nos quatro produtos. No que se refere ao leitão, foi premiado o assador “Leirão 100% Bairrada”.

No setor do pão, são quatro as padarias distinguidas e que garantem o pão mais genuíno da Mealhada, de quatro bicos e cozido em forno a lenha.

Na água, está a Sociedade Central de Cervejas, comercializadora da Água de Luso, água mineral que nasce, a 28ºC de temperatura, no Luso a partir da água da chuva infiltrada na Serra do Bussaco, em rochas formadas, quase exclusivamente, por quartzo. Trata-se de uma água hipossalina, isto é, muito pouco mineralizada, vulgarmente designada como levíssima, “doce”.

Os vinhos são outro elemento da marca que se quer à mesa da Mealhada. Oito produtores locais receberam as insígnias que reconhecem a qualidade e excelência dos vinhos, por natureza, encorpados, com predominância das castas consagradas ao longo dos anos – Baga, Touriga Nacional e Syrah e de Denominação de Origem Controlada Bairrada ou a indicação geográfica Beira Atlântico.

Foram ainda distinguidos cafetarias ou restaurantes que, não dispondo de todos os ícones da gastronomia, garantem a qualidade de um, dois ou três produtos.

Homenagem a empresários locais

Esta edição da Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que vai já na nona edição, além da entrega das insígnias da marca, contou com outro momento alto: a homenagem, póstuma, a dois empresários locais: Messias Baptista, fundador das Caves Messias, e Álvaro Pedro, fundador do restaurante Pedro dos Leitões. A ambos foi atribuído o Prémio Grande Mérito Empresarial pelo relevante impulso na dinâmica empresarial no Concelho da Mealhada.

Lista de novos membros da marca

  • Água l Pão l Vinho l Leitão

Churrasqueira Rocha

Restaurante Licínio

Restaurante “O Castiço”

Restaurante Típico da Bairrada

Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões

Meta dos Leitões

Burguezia do Leitão

Paulo Rama Eventos

Restaurante Couceiro dos Leitões

Nelson FT Simões dos Leitões

Restaurante Manuel Júlio

InterMealhada

  • Água

Sociedade Central de Cervejas & Bebidas – Água de Luso

  • Pão

Escola Profissional Vasconcellos Lebre

Padaria e Pastelaria Regional a Madrugadora

Padaria Manaia

Padaria Nossa Senhora das Candeias

  • Vinho

António Assunção Coelho Selas

Jorge Manuel Ferreira Rama

J. Rama

Manuel Ferreira da Silva “Vinhais do Sabarrô”

Adega Casa de Sarmento

Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, SA – Caves MESSIAS

António José Carvalho “Da Mina”

Alberto Da Cruz Branco – “Pedra Lascada”

  • Leitão

Leitão 100% Bairrada

Água l Pão l Vinho

Taberna Belo

Água l Vinho l Leitão

Restaurante Grande Hotel de Luso

  • Água l Vinho

TÁS CA LARICA

Mais informações em https://4maravilhas.cm-mealhada.pt/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780