“Manter a sustentabilidade, sem prejuízo da Missão”

1260
Cerciav.
Comercio 780

A dimensão e projeção da CERCIAV faz-nos viver um duplo sentimento: orgulho e preocupação.

Marília Martins *

Chegada aos 43 anos, é com satisfação que a CERCIAV partilha que, com a conclusão das recentes obras de requalificação, foi realizada com sucesso a respetiva vistoria, pela Câmara Municipal de Ílhavo, tendo recebido o alvará de utilização global, das suas ‘Respostas Sociais’, o que é uma gratificante conquista, pois valida que estão criadas as condições adequadas ao bom funcionamento de todos os seus serviços, quer ao nível estrutural do edificado, quer ao nível dos recursos humanos e materiais.

Com o alvará de utilização em nossa posse, ficaram também reunidas as condições para a Segurança Social (SS) proceder à revisão dos Acordos de Cooperação das Respostas Sociais, que foram o alvo mais direto do projeto de requalificação e que tiveram o ato de assinatura protocolar neste dia do 43ª aniversario da CERCIAV.

– O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) passa a estar licenciado para apoiar 90 pessoas, 34 estão a desenvolver Atividades Socialmente Úteis (ASU) na Comunidade Local, em ambientes normais de trabalho, o que tem sido uma bandeira da CERCIAV;

– O Serviço Domiciliário de Apoio às Famílias (SDAF) passa a estar licenciado para apoiar 40 pessoas, sendo apenas 25 comparticipadas pela SS. Este serviço foi criado para apoiar Pessoas com deficiência e incapacidades, libertando os seus familiares/cuidadores, para que possam usufruir de tempo útil para tratar de necessidades das suas vidas ou mesmo gozar de períodos de relaxe e lazer.

Quanto ao número de utentes e funcionários, neste momento temos 74 colaboradores e as nossas seis Sespostas Sociais/Serviços apoiam cerca de 800 pessoas, sendo que apenas 200 se encontram nas instalações da CERCIAV, pois a grande maioria está integrada em estruturas da comunidade, nomeadamente ao nível educativo e laboral.

Hoje a dimensão e projeção da CERCIAV faz-nos viver um duplo sentimento…orgulho e preocupação, pois já acarreta muitos compromissos e responsabilidades que exigem uma gestão ponderada e muito equilibrada. Os próximos passos desta nossa Caminhada impelem-nos a olhar o futuro das nossos serviços, numa perspetiva de conseguirmos manter a sustentabilidade da Organização, sem prejuízo do Cumprimento da nossa Missão.

* Presidente da Direção da CERCIAV (resumo de intervenção no 43º aniversário da instituição)