Mais de uma centena de ninhos de vespas identificados em Aveiro

10777
A Vespa crabro. Não confundir com a vespa asiática - foto de Olga Ameixa.

O município de Aveiro recebeu a aprovação da candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de vespa velutina, no valor de 10.000 euros.

“Este apoio financeiro faz parte do Fundo Florestal Permanente e destina-se apoiar os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias”, adianta uma nota de imprensa municipal.

Ao longo dos anos, a Câmara lembra que “tem encetado um relevante trabalho no sentido de destruir os ninhos detetados, utilizando o método considerado mais recomendado, em função das suas características e localização, de acordo com as técnicas aconselhadas pela Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina”.

O primeiro ninho denunciado desta espécie no concelho, ainda um ninho primário, data de julho de 2016, na freguesia de Santa Joana.

“A partir de então, a espécie tem evoluído de forma exponencial por todas as freguesias, pelo que o número de ninhos validados e exterminados tem sofrido aumentos significativos, estando neste momento identificados 126 ninhos, conforme se pode verificar pelos números do SOS Vespa”, conclui o comunicado.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780