Apoio à criação do Museu Melo Pimenta, no Luso

993
Executivo da Câmara da Mealhada.

A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião do Executivo Municipal, a atribuição de um subsídio de 25 mil euros para a criação do Museu Melo Pimenta, no edifício do Posto de Turismo do Luso. 

O subsídio será atribuído à Junta de Freguesia do Luso para que esta promova as obras necessárias à adaptação do espaço, criando as condições para que o espólio do comendador Melo Pimenta esteja em exposição ao público em perfeitas condições de conservação e exibição.

Manuel de Melo Pimenta era de uma família de origem modesta do Luso. Emigrou para o Brasil, onde fez fortuna e se tornou uma personalidade distinta entre a comunidade portuguesa de São Paulo.  Após fazer fortuna, tornou-se um benemérito da sua terra natal, fazendo doações e ajudando os mais necessitados. A família doou o seu espólio – objetos pessoais e cerca de três mil livros –  à vila de Luso.

Na mesma reunião de Câmara foram aprovados subsídios extraordiários à Associação Patris – Património da Silvã e à Escola de Samba Real Imperatriz. A associaçaão da Silvã receberá cinco mil euros para ajuda da remodelação da cozinha do Salão Polivalente (rede elétrica e rede de águas e esgotos e equipamentos), enquanto a Real Imperatriz receberá 550 euros para custear uma deslocação da mesma.

Publicidade, Serviços & Donativos