Mais de meio milhão de euros para melhorar ruas de Anadia

1318
Rua Júlio Maia, Anadia.

A requalificação da Rua Júlio Maia vai arrancar no início do próximo ano, anunciou a Câmara Anadia.

A obra, orçada em 328.763 euros, que tem um prazo de execução de seis meses, pretende requalificar “uma das ruas mais emblemáticas da cidade”, onde se pretende privilegiar a circulação pedonal.”

Segundo a edilidade, a intervenção vai ser feita em três zonas distintas: na ligação Vale Santo à Praça do Município, de carácter pedonal; a ligação Vale Santo à Avenida das Laranjeiras, com trânsito automóvel nos dois sentidos; e a zona do lavadouro e fontenário, pelo seu caráter histórico e cultural.

Já na zona que liga o Vale Santo à Praça do Município, “o objetivo é devolver o caráter pedonal desta via que se tem vindo a perder ao longo dos tempos. Está prevista a limpeza e recuperação do pavimento existente, com reparações pontuais e arranjos na calçada.”

A iluminação pública vai sofrer uma alteração, com a introdução de luminárias LED. Está ainda prevista a criação de áreas de recreio passivo, com recurso a mobiliário urbano, nomeadamente bancos, papeleiras e floreiras, ao longo de todo o arruamento, impedindo, também desta forma, o estacionamento de viaturas na zona de passeios.

Quanto à ligação do Vale Santo à Avenida das Laranjeiras, vai ser alvo de uma intervenção mais profunda, com alargamento de passeios, no lado descendente, criação de estacionamento longitudinal, iluminação nova em LED, criação de uma ciclovia que passará junto ao edifício dos Bombeiros Voluntários e que terá ligação ao futuro Parque Urbano da cidade.

“No que respeita ao lavadouro e fontenário, o objetivo é dignificar a história daquele local, nesse sentido, serão realizados trabalhos de manutenção e conservação das infraestruturas existentes, dotando ainda o espaço de funcionalidade e de acessibilidade para todos”, adianta o comunicado da edilidade.

Aproveitando a intervenção, o município informa que vai proceder também à substituição dos ramais de abastecimento de água, bem como à reformulação da rede de drenagem pluvial.

Outra das intervenções de requalificação que vai avançar no início do mês de janeiro é a da Rua Feliciano Castilho e vias adjacentes, também no centro da cidade de Anadia. Esta empreitada, com um custo de 185.216 euros, terá um prazo de execução de quatro meses.

“A intervenção nestas vias pretende reorganizar o estacionamento, espaços de circulação pedonal e rodoviária. Em simultâneo será feita a substituição das redes de abastecimento de água existente, bem como a reformulação da rede de drenagem de águas pluviais”.

Comercio 780