Mais de duas centenas de bicicletas a caminho da UA

4597
U-BIKE Portugal.

A Universidade de Aveiro (UA) contratualizou a aquisição das suas primeiras 239 bicicletas, entre modelos elétricos e convencionais.

Os veículos de duas rodas serão dotados de GPS.  O investimento, de quase 192 mil euros, é realizado no âmbito do programa U-BIKE Portugal, a que a academia aveirense aderiu.

O contrato foi assinado este mês. A escolha recaiu na empresa Órbita, que tem fábricas em Águeda, uma das principais fornecedoras deste tipo de bicicletas.  O prazo de entrega é de 90 dias.

O programa U-BIKE Portugal é financiado a 80% pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, dirigido às instituições de ensino superior públicas.

A UA irá ficar dotada de 97 bicicletas elétricas e 142 convencionais dotadas de GPS a distribuir pelo campus e politécnicos de Águeda e Oliveira de Azeméis.

O contrato com o Ministério do Ambiente que permitiu o investimento foi assinado em agosto de 2016. A aquisição decorreu com mais ano e meio de atraso em relação ao prazo previsto.

O programa estabeleceu como obrigatório que 40% das bicicletas fossem elétricas.

Estava previsto construir 300 novos parques de estacionamento e iniciativas de promoção do uso da bicicleta.

O programa U-BIKE PORTUGAL é uma iniciativa para promover “estratégias de baixo teor de carbono e estimular uma mobilidade urbana multimodal sustentável através do desenvolvimento de projetos integrados de âmbito nacional relacionados com a aquisição de bicicletas para uso público, incluindo medidas de promoção e sensibilização.

Comercio 780