Luso: Antigo lavadouro do Luso convertido num espaço museológico

1357
Antigo lavadouro, Luso (Mealhada).

O edifício do antigo lavadouro do Luso será convertido num espaço museológico denominado “Clássicos da História do Luso”, anunciou hoje a Câmara da Mealhada.

O recinto exibirá elementos históricos e identitários da freguesia e poderá acolher diversas iniciativas culturais.

“A obra custará cerca de 130 mil euros e deverá estar concluída no final de 2024”, com apoio de apoio de 80% .

O edifício, já bastante degradado, dos lavadouros do Luso será objeto de uma total reabilitação para funcionar como “espaço polivalente e museológico onde possam ser desenvolvidas diversas atividades culturais e lúdicas, assentes em âncoras diferenciadoras do território” numa intervenção que “salvaguardará a área de lavadouro, com essa mesma função.”

Esta obra enquadra-se no Programa de Reabilitação Urbana da Vila do Luso, sendo objeto de uma candidatura apresentada pela AD DELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-20 e do Portugal 2020, concretizada através de um contrato de comodato com a Junta de Freguesia do Luso.

Estão projetados diversos investimentos para o Luso, sendo um deles a beneficiação da EN235.

Discurso direto

“Trata-se de um elemento fundamental para preservar a memória e identidade desta vila, quer para os residentes, quer para os muitos turistas, que passam a ter mais um elemento na sua visitação. Ao assumir esta função de acolher diversas iniciativas culturais ganha esta característica da polivalência, muito útil para a comunidade” – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.