Aveiro / Obras do Rossio: Nova rede de saneamento em construção

1806
Obras no Rossio, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Integrada na obra de Requalificação do Largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (rotunda das pontes) está em curso a primeira fase de construção da nova rede de saneamento na Rua João Mendonça, pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro, que ligará à nova estação elevatória que será instalada no edifício cave do Rossio.

A intervenção está a ser executada com recurso ao sistema de perfuração dirigida, uma técnica inovadora que permite a instalação de tubagem sem abertura de vala e a execução dos trabalhos sem necessidade de corte total de circulação, garantindo a boa compatibilização da obra com as dinâmicas comerciais e turísticas existentes no local.

Com este investimento está dado mais um passo para a desativação da velha estação elevatória existente no ilhéu da passadeira junto à Praça Joaquim de Melo Freitas, melhorando assim a qualidade urbana do espaço.

A segunda fase da intervenção será o atravessamento em direção à Praça José Rabumba, enterrando, por baixo do canal, uma nova rede que ligará ao sistema de saneamento já existente, permitindo assim a eliminação da tubagem à vista, que hoje existe na Praça General Humberto Delgado (rotunda das “Pontes”). Esta obra será executada com recurso à mesma técnica de perfuração dirigida, pelo que não existirão condicionamentos à navegação marítimo-turística nem de gestão dos níveis de água no interior dos canais urbanos.

A obra de requalificação do Rossio prossegue a bom ritmo, construindo um novo espaço público polivalente, tipo “praça-central”, qualificado para a realização dos mais variados eventos, novos circuitos automóveis e um parque de estacionamento subterrâneo, libertando assim toda a superfície para circulação pedonal, lazer, cultura e recreio, assim como para novos espaços verdes (com parque infantil) e estrutura arbórea.

Cãmara de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar