Linha do Vouga: Renovação do ramal Aveiro – Águeda em concurso público

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Estação ferroviária de Aveiro (Linha do Vouga).

Com uma ‘frente de obras’ já em curso para melhoria a Linha do Vouga entre Albergaria-A-Velha e Espinho, a Infraestruturas de Portugal (IP) lançou agora um novo concurso público para a execução da empreitada de renovação da superestrutura da via entre Águeda e Aveiro.

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O preço base do procedimento é de 7,750 milhões de euros, uma atualização, em alta, do valor inicial por força do “aumento generalizado das matérias-primas e materiais de construção aplicáveis”.

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Segundo o aviso, o prazo de execução do contrato é de 425 dias.

A IP conta com a comparticipação de fundos europeus para as obras em causa, que está incluído no Plano Nacional de Investimentos 2030..

O prazo para apresentação das propostas prolonga-se até 14 de outubro próximo.

O fator preço vai ter uma ponderação de 60% na escolha da empresa vencedora do concurso.

A IP conta executar os trabalhos entre os anos de 2025 a 2026 com o encargo plurianual de, respetivamente, 2 milhões de euros e 5,750 milhões de euros.

Um investimento para “reforçar os níveis de operação, fiabilidade e segurança da infraestrutura, promovendo a utilização do transporte público ferroviário como alternativa mais fiável, confortável e ambientalmente sustentável”.

A IP tem em marcha um plano de requalificação da Linha do Vouga abrange os 96 quilómetros de extensão da via, entre Espinho e Aveiro destinado à renovação da superestrutura de via, com substituição integral de carril, travessas e fixações, balastragem de via e ataque mecânico pesado, bem como a automatização de cerca de 70 passagens de nível.

Ponto de situação à data:

» Concluídos dois troços, nomeadamente entre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis e entre Sernada do Vouga e Águeda;

» Em execução o troço que liga Oliveira de Azeméis a Sernada do Vouga, cuja obra foi iniciada a 5 de fevereiro, estando em fase de contratação a empreitada relativa ao troço entre Espinho e Santa Maria da Feira.

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