Linha do Vouga: IP encomendou estudo de procura e análise custo-benefício

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Obras na Linha do Vouga (Foto partilhada pelo Movimento Cívico da Linha do Vouga).
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A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou a realização de um estudo para conhecer melhor a utilização da centenária Linha do Vouga e prever a evolução da procura.

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A prestação de serviços encomendada vai custar 87.990 euros. Está definido como prazo de execução 334 dias.

Segundo a IP, o ‘estudo de procura’, designado ‘Linha do Vouga – Estudo de Procura e Análise Custo-Benefício’, deverá incluir uma “análise do custo benefício” para “estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia, considerando a componente intramodal Linha do Vouga / Linha do Norte e intermodal” (complementaridade com restantes modos de transporte), num horizonte de 30 anos.

Pretende-se, assim, “conhecer o potencial de toda a Linha do Vouga como eixo estruturante da organização do transporte coletivo nos concelhos servidos através da identificação dos impactes decorrentes da implementação de diferentes cenários de oferta associados a distintos graus de intervenção na infraestrutura”, onde estão a decorrer trabalhos de reabilitação no âmbito de um ambicioso projeto de 100 milhões de euros.

Alguns dos objetivos do estudo

» Sustentar as previsões de tráfego que alimentam a análise de viabilidade económica e financeira dos investimentos planeados para esta linha;

» Coligir o conjunto de informação pertinente para integrar os processos de candidatura a financiamento comunitário no domínio da procura e da análise custo de benefício;

» Estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia considerando a componente intramodal Linha do Vouga/Linha do Norte e intermodal considerando a complementaridade com os restantes modos de transporte, quer se trate de tráfego com origem e destino na linha, quer se trate de tráfego de atravessamento, interessando caracterizar a mobilidade atual e futura de pessoas num horizonte de 30 anos, de acordo com cenários de evolução de oferta ferroviária.

96 Km de ferrovia

A Linha do Vouga desenvolve-se entre Espinho e Aveiro numa extensão aproximada de 96 km. Trata-se de uma linha de via única, em bitola métrica, não eletrificada, com velocidade máxima de circulação de 50 km/h (de acordo com TVM em vigor). Atualmente encontram-se em exploração ferroviária dois troços: Espinho-Vouga / Oliveira de Azeméis (3 km) e Sernada do Vouga / Aveiro-Vouga (37 km). O troço intermédio – Oliveira de Azeméis / Sernada do Vouga (≈26 km) – não possui serviço comercial ferroviário, sendo a oferta assegurada por transporte alternativo (táxi). Em Espinho, aproxima-se da Linha do Norte e em Aveiro possui interface com aquela linha.

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