Líder europeia Flex2000 prepara aumento da produção de espumas

1609
Flex2000. Ovar.
Smartfire 728×90 – 1

A Flex2000, empresa líder ibérica na produção de espumas, integrado no grupo Cordex, pretende avançar com a ampliação da sua unidade industrial localizada na Zona Industrial de Ovar.

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) encontra-se em período de consulta pública até ao final do mês.

A Flex2000 é já uma das maiores fábricas da Europa de produção de espumas flexíveis de poliuretano (apacidade de produção licenciada de 184 toneladas/dia), estando presente em mercados de exportação espalhados um pouco por todo o Mundo.

O projeto de ampliação, com três fases, para aumentar a produção será implantado num terreno florestal adjacente às atuais instalações industriais.

» No plano estratégico para os próximos dez anos, a empresa prevê, “numa perspetiva conservadora”, crescer à taxa de 5% ao ano;
» O principal motor deste crescimento será o lançamento de “espumas inovadoras e de elevado valor acrescentado”.

Segundo o EIA, “os principais riscos associados ao projeto prendem-se com a ocorrência de potenciais derrames/fugas de substâncias presentes no estabelecimento, entre as quais se destacam as que se enquadram no regime jurídico da Prevenção de Acidentes Graves, nomeadamente o TDI cuja capacidade de armazenamento será incrementada no âmbito do presente projeto (…). Com objetivo de prevenir e mitigar os efeitos resultantes de eventuais acidentes que provoquem a fuga dessas substâncias, o projeto de alteração prevê um conjunto de medidas mitigadoras ao nível das zonas de descarga/armazenagem, linhas de transporte, e equipamentos, entre outras”.

Consultar o Estudo de Impacte Ambiental – resumo não técnico.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.