Legislativas: CDS de Aveiro “cerra fileiras” para ultrapassar percalços da lista distrital

2169
Lista do CDS pelo distrito de Aveiro (Legislativas 2022).

Martim Borges de Freitas, economista, ex-secretário-Geral do partido aquando da presidência de José Ribeiro e Castro, está confirmado como número da lista do CDS pelo círculo eleitoral de Aveiro onde o partido elegeu um deputado em 2019 (João Almeida, agora afastado das lides partidárias por divergências com a nacional).

O atual presidente do Congresso Nacional do CDS ocupa a vaga deixada pelo afastamento de António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha, inicialmente anunciado pelo presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, para encabeçar a lista. O edil passa a mandatário da candidatura.

Seguem-se na lista José António Souto e Lília Ana Águas, vereadores dos municípios de Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro.

“Esta opção pretende manter o pendor autárquico da candidatura, originalmente criado pela disponibilidade dos presidentes de Câmara do CDS em serem candidatos à Assembleia da República pelo distrito de Aveiro”, refere uma nota de imprensa.

Uma opção que “espelha a união que a distrital e as Concelhias, entre si” num momento que o partido pretende em Aveiro “cerrar fileiras e encontrar soluções sem olhar a interesses particulares”.

A pretensão de colocar os presidentes de Câmara do CDS no distrito em lugares cimeiros esbarrou em “compromissos prementes nos seus municípios”, que “não se mostraram de todo compatíveis com aquela pretensão.”

Apesar “constrangimento”, que terá motivado a demissão de Ricardo Silva, vereador em Sever do Vouga, do cargo de presidente da comissão política, a estrutura distrital em funções diz que “assumiu o encargo e o ensejo de apresentar uma candidatura que honrasse os pergaminhos do CDS no Distrito”.

“Desafiado a contribuir para a solução pelos autarcas e dirigentes envolvidos, Martim Borges de Freitas afirmou-se disponível para prestar mais este serviço ao CDS e a Portugal”, refere o comunicado.

A distrital, através do seu presidente em exercício, Fernando Camelo Almeida, finaliza agradecendo “a todos os que, nas últimas horas, contribuíram para afirmar, mais uma vez, a força do CDS do Distrito de Aveiro”.

Lista candidata:

Martim José Rosado Borges de Freitas
José António Nogueira Souto Amaro Pereira
Lília Ana da Cruz Oliveira Martins Águas
Fernando Manuel Carvalho Camelo Almeida
Ana Rita Ferreira Ramos
António Mário Carvalho de Sousa
Liliana de Oliveira Cruz
António Pinto Moreira
Sandra Marisa Queiroz Ferreira da Silva
Carlos Augusto Oliveira Valente
António Jesus Falcão Pereira
Sandra Cristina Calisto Roque
Sandra Isabel Silva Melo de Almeida
Pedro Tomás Pereira Marques
Ana Patrícia Vinhal de Matos Sanches
Marco António Dias Carvalho
Carlota de Oliveira Miranda
Daniel José Valente Oliveira
Lucília Maria Pinto das Neves Mateus
Jorge Manuel de Jesus Laranjeira
André de Campos Silvestre Fevereiro Chambel

Artigo relacionado

CDS-PP altera cabeça de lista por Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.