Legislativas 22: Iniciativa Liberal com ambição de eleger no círculo de Aveiro

1757
Cristiano Santos, candidato número um da lista da Iniciativa Liberal por Aveiro (à esquerda).

Vamos lutar por cada voto, pois acreditamos que o nosso País pode crescer e sair desta estagnação crónica que condena os nossos jovens à emigração para países que até normalmente são governados por Partidos Liberais.

(Nota editorial: No âmbito da cobertura da campanha eleitoral para as legislativas de 30 de janeiro, NotíciasdeAveiro.pt publica depoimentos dos cabeças-de-lista de forças partidárias sem deputados eleitos pelo distrito de Aveiro na presente legislatura).

Cristiano Santos *

Os objetivos da Iniciativa Liberal foram definidos de uma forma bastante concreta na última Convenção Nacional, creio que até sem precedentes na nossa democracia.

Na Convenção foi estabelecido o objetivo do Partido obter 4,5% nas próximas eleições legislativas, o que significaria um crescimento considerável, dado que há dois anos atrás obtivemos 1,29%.

O Partido tem crescido imenso, desde a criação de novos núcleos territoriais à angariação de membros e definiu ainda a ambição de eleger no Círculo Eleitoral de Lisboa e Porto e também tentar eleger em Braga, Setúbal e Aveiro.

Sendo assim, aqui no nosso distrito, o objetivo é eleger um deputado embora estejamos conscientes das dificuldades, pois ainda somos um pequeno partido e com meios escassos.

No entanto, vamos lutar por cada voto, pois acreditamos que o nosso País pode crescer e sair desta estagnação crónica que condena os nossos jovens à emigração para países que até normalmente são governados por Partidos Liberais.

A nossa lista é composta integralmente por membros que residem ou trabalham no Distrito de Aveiro, ao contrário de outros Partidos onde essa prática não acontece.

Isto permite que os problemas existentes no nosso distrito possam ser levados ao nosso Parlamento, pois se há coisa que podemos afirmar é que conhecemos o terreno e a sua população.

O programa político da Iniciativa Liberal é bastante detalhado e tenta abranger todas as vertentes das competências de um Estado.

Algumas das medidas que posso destacar são, a abolição do IMT para imóveis de habitação própria, a isenção do IVA até 20 mil euros (actualmente está nos 12 mil e 500 euros, valor manifestamente baixo comparado com os países europeus e que prejudica os pequenos empresários), acelerar o licenciamento da habitação através de diversas reformas que implicam a simplificação do processo, transparência na contratação pública através da dinamização da plataforma BASE, com a publicitação de todas as contratações baseadas no mérito, diminuir o financiamento dos Partidos Políticos para valores mais ajustados à realidade, privatização da RTP com o respectivo fim da taxa audiovisual que acresce todos os meses ao valor da fatura da energia, a reforma no IRS com a diminuição do respetivo imposto, entre muitas outras medidas.

Relativamente ao distrito, entre outras propostas, vamos lutar pela reabilitação da linha do Vouga que conecta muitas cidades do nosso distrito, pela ligação ferroviária entre o Porto de Aveiro e Salamanca, para tornar assim possível uma ligação entre o Porto de Aveiro e o resto da Europa e propor a alteração do valor cobrado nos pórticos para quem pretenda entrar na cidade de Aveiro, valor esse que é manifestamente exagerado e que devia ser reduzido, pois prejudica toda a economia local.

* Cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo distrito de Aveiro. Enfermeiro.

A IL concorreu às eleições legislativas pela primeira vez em 2019, conseguindo eleger um deputado (João Cotrim Figueiredo). No distrito de Aveiro obteve 3.582 votos (1,02%).

Nota de Imprensa da Iniciativa Liberal (Distrito de Aveiro).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.