Junta de Freguesia de Talhadas contrata serviços médicos para atender população

1317
Junta de Freguesia de Talhadas, Sever do Vouga (jornal Região de Águeda).
Comercio 780

“É uma opção política, vamos gastar dinheiro em médicos que possam dar consultas às pessoas que precisam de receitas de medicamentos e deixar de adquirir uma viatura, por exemplo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Talhadas, em Sever do Vouga, justifica, assim, o empenho financeiro (pagamento de consultas ao preço de privados) e logístico (espaço, licenciamento) para garantir a presença de médico de clínica geral e familiar junto da população.

Uma necessidade a que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou de corresponder (o médico de família colocado na freguesia entrou de baixa e vai reformar-se em breve) sem assegurar alternativas durante os próximos meses que não obriguem a deslocações ao centro de saúde da sede de concelho, já com os seus próprios problemas devido a falta de médicos, ou ir congestionar as urgências hospitalares de Aveiro sem necessidade.

“Está tudo ok para abrir, é como se fosse uma clínica”, referiu o presidente da Junta António Dias (CDS), adiantando que o licenciamento junto da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) não encontrou entraves.

A Junta assegurará, assim, o atendimento médico para cerca de um milhar de utentes. “É preferível terem este serviço do que não terem nada aqui”, concluiu.

Discurso direto

“Após difíceis negociações, a Freguesia de Talhadas chegou a acordo com um grupo de 3 médicos de clínica geral e familiar que irão trabalhar, em rotatividade, no edifício da junta de Freguesia às quintas feiras e sábados de manhã.
Neste momento a Junta já iniciou as obras e aquisição de equipamento médico para o consultório. Falta apenas a autorização da ERS (processo já a decorrer), pelo que contamos que o serviço entre em funcionamento brevemente, ainda durante o presente mês de Fevereiro. O objectivo será dar apoio nos receituários e consultas de doentes crónicos.
Este serviço estará disponível para todos os residentes na Freguesia e todos os utentes do Posto Médico de Talhadas.
Em breve será anunciada a data certa de início do funcionamento do serviço.
Nota: Pedimos a todos os utentes do Posto Médico de Talhadas que não autorizem a transferência do seu ficheiro clínico para outro Centro de Saúde” – Comunicado da Junta de Freguesia de Talhadas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780