Junta de Freguesia de Talhadas contrata serviços médicos para atender população

1302
Junta de Freguesia de Talhadas, Sever do Vouga (jornal Região de Águeda).
Dreamweb 728×90 – Video I

“É uma opção política, vamos gastar dinheiro em médicos que possam dar consultas às pessoas que precisam de receitas de medicamentos e deixar de adquirir uma viatura, por exemplo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Talhadas, em Sever do Vouga, justifica, assim, o empenho financeiro (pagamento de consultas ao preço de privados) e logístico (espaço, licenciamento) para garantir a presença de médico de clínica geral e familiar junto da população.

Uma necessidade a que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixou de corresponder (o médico de família colocado na freguesia entrou de baixa e vai reformar-se em breve) sem assegurar alternativas durante os próximos meses que não obriguem a deslocações ao centro de saúde da sede de concelho, já com os seus próprios problemas devido a falta de médicos, ou ir congestionar as urgências hospitalares de Aveiro sem necessidade.

“Está tudo ok para abrir, é como se fosse uma clínica”, referiu o presidente da Junta António Dias (CDS), adiantando que o licenciamento junto da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) não encontrou entraves.

A Junta assegurará, assim, o atendimento médico para cerca de um milhar de utentes. “É preferível terem este serviço do que não terem nada aqui”, concluiu.

Discurso direto

“Após difíceis negociações, a Freguesia de Talhadas chegou a acordo com um grupo de 3 médicos de clínica geral e familiar que irão trabalhar, em rotatividade, no edifício da junta de Freguesia às quintas feiras e sábados de manhã.
Neste momento a Junta já iniciou as obras e aquisição de equipamento médico para o consultório. Falta apenas a autorização da ERS (processo já a decorrer), pelo que contamos que o serviço entre em funcionamento brevemente, ainda durante o presente mês de Fevereiro. O objectivo será dar apoio nos receituários e consultas de doentes crónicos.
Este serviço estará disponível para todos os residentes na Freguesia e todos os utentes do Posto Médico de Talhadas.
Em breve será anunciada a data certa de início do funcionamento do serviço.
Nota: Pedimos a todos os utentes do Posto Médico de Talhadas que não autorizem a transferência do seu ficheiro clínico para outro Centro de Saúde” – Comunicado da Junta de Freguesia de Talhadas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.