Junho e Julho na delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros

1273
Ordem dos Engenheiros, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

Nos meses de Junho e Julho e apesar de alguns constrangimentos devido ao COVID 19 terem condicionado algumas das actividades de networking programadas, na delegação distrital de Aveiro (DDA) da Ordem dos Engenheiros (OE) ainda houve oportunidade para se desenvolverem algumas das que estavam planeadas.

Por Raquel Castro Madureira *

O mês de Junho não poderia começar melhor com a nossa DDA, no dia 7 Junho, a ser ponto de encontro e fomentador de negócios e projectos de inovação com a R5 Marine Solution e uma delegação da Marinha Portuguesa, no âmbito do Roadshow Ideia 2021. O encontro que muito honrou a nossa casa serviu para dar a conhecer todo o trabalho que a R5 vindo a desenvolver ao nível da engenharia costeira, portuária e offshore, com particular destaque para o projeto Coast4Us. A R5 é uma empresa de serviços de engenharia cujos colaboradores engenheiros são associados OE.

Na Sexta-feira dia 18 de Junho, foi o dia em que recebemos o lançamento de mais um livro do colega, ilustre dirigente associativo Aveirense e autor Engenheiro António Carretas com prefácio do amigo Serafim Tavares, que nos brindou com a sua presença. “Memórias Celulósicas” foram o mote para um encontro muito participado (dentro dos limites da pandemia), de troca de experiências de vida e memórias de uma vida ao serviço da engenharia química pelo mundo fora, culminando na “celulose” em Aveiro.

De volta às tertúlias on line, no dia 22 de Junho, o encontro ‘SOS amianto’ da Quercus com os ilustres oradores Carmen Lima, criadora do ‘SOS Amianto’, Alexandra Caridade, SAGIES (grupo CUF segurança e saúde no trabalho) , Jorge Cruz, médico Fundação Champalimaud e Rui Silva, Interamianto (sociedade técnica de remoção de amianto).

O ‘Dia Mundial da Mulher Engenheira’ foi comemorado no dia 23 de Junho com um grandioso e inédito encontro on line organizado pela Vice presidente OE Lídia Santiago, que juntou numa mesma sessão oradoras de 14 países: Portugal, Itália, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México e Moçambique, que partilharam o que é ser mulher e engenheira nos dias de hoje nos seus países e respectivas realidades culturais e económicas.

Ainda em Junho, no dia 25 de Junho, a DDA foi representar a Região Centro OE no 7º Fórum Empresarial do Distrito de Aveiro – “Revitalizar a indústria, relançar a economia”, uma organização da AIDA.

Em Julho, a pandemia obrigou a adiar mais uma vez a inauguração das obras do auditório e logradouro da DDA.

As “Terças-feiras da engenharia na FNAC Aveiro” voltaram no final de Julho, no dia 20, o convidado foi o planeador de cidades e autor Pedro Ribeiro da Silva que nos veio dar a conhecer os desafios da urbanidade moderna e como a cidade, essa entidade orgânica se deve adaptar às condicionantes do tempo onde vivemos, à demografia e ao espaço envolvente.

As “Terças-feira da engenharia” são uma parceria DDA-Fnac Aveiro para a divulgação científica/tecnológica e fórum de debate de assuntos relevantes para o município de Aveiro.

Até Setembro! Votos de boa saúde e boas e merecidas férias ou continuação de bom trabalho!

* Delegada Distrital de Aveiro da OE | https://www.facebook.com/ordemdosengenheirosaveiro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.