Jovens universitários com voz ativa

1019
Universidade de Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Núcleo de Estudantes Socialistas (NES) da Universidade de Aveiro (UA) inicia o novo ano letivo com vontade proporcionar mais atividades aos estudantes de forma que os mesmos participem em debates e reflexões sobre os problemas políticos, económicos e sociais que enfrentamos.

Por Leonardo Costa *

O nosso plano de atividades passa pela continuidade de realização de debates e palestras; reflexões dos membros sobre problemas e desafios que a sociedade enfrenta; workshops; ações de voluntariado, que caracterizam igualmente o nosso núcleo e novas rúbricas como à conversa com professores da UA e a nossa newsletter.

Sendo nós jovens estudantes, e sabendo que já fazemos parte do presente e do futuro da comunidade torna-se importante que participemos também de uma forma ativa na política e estruturas como o Núcleo de Estudantes Socialistas da Universidade de Aveiro proporcionam aos nossos jovens estudantes essa participação.

Relembremos as nossas atividades do ano passado começando com os debates que realizamos sobre o futuro da empregabilidade dos jovens; a saúde mental ou o futuro das cidades sustentáveis.

Os mesmos contaram com a participação de professores da Universidade de Aveiro e com profissionais ocupados nas respetivas áreas de intervenção. As reflexões semanais partilhadas pelos nossos membros contribuíram para a discussão e debate público.

A conversa sobre a discriminação do género fora importante para combater o preconceito e tirar dúvidas. E, por fim, realizamos a nossa ação de voluntariado, recolhendo alimentos no campus da UA, posteriormente entregues ao Banco Alimentar de Aveiro.

Tudo isto trouxe novos estudantes das mais variadas áreas de estudo a virem participar e a contribuírem quer nos debates, reflexões e na ação de voluntariado desenvolvida. Houve quem se interessasse mais pela política e por debater estes desafios, propondo soluções e isso fez-me olhar para o este tipo de núcleo como sendo importante nas estruturas de ensino superior como ponte para a participação na política.

* Coordenador do NES|UA.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.