Jovens aguedenses desafiados a vigiar a floresta

285
Agrofloresta Sintrópica, Águeda.
Dreamweb 728×90 – Video I

Programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho, decorrerá de 1 a 22 de agosto e as inscrições estão abertas.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Câmara Municipal de Águeda tem abertas as inscrições para o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”. A ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), vai decorrer de 1 a 22 de agosto e envolverá jovens entre os 14 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

As inscrições podem ser feitas através do registo na plataforma digital do IPDJ https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail [email protected] ou do número 961 708 291.

Esta é uma medida que procura incentivar os jovens do concelho a se envolverem em ações de voluntariado nas zonas florestais do concelho. O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, sensibilizar a comunidade para o papel da floresta na qualidade de vida, prevenir os incêndios florestais, mobilizar os jovens para a criação de valores e práticas ambientais, e promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa na prevenção e na solução dos problemas ambientais.

“O valor da floresta” é o tema da ação deste ano, que visa promover ações de vigilância, a pé ou de bicicleta, bem como sensibilizar a população naquela que é a época do ano mais crítica para a ocorrência de incêndios rurais, fomentando o sentido de cuidar e valorizar a floresta.

Deste modo, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.

Câmara de Águeda

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.