IPSS de São João de Ver é a primeira do país a receber o ‘Selo Humanitude’

1073
Foto partilhada pelo 'Abrigo'.

O ‘Abrigo’, com sede São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, tornou-se “a primeira instituição em Portugal a receber o Selo Humanitude, uma distinção internacional que reconhece as práticas diferenciadoras nos cuidados prestados, na organização e no funcionamento do lar de idosos”, anuncia um comunicado.

Em 2014, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) “adotou práticas que orientam a atuação dos profissionais, baseadas na metodologia Gineste-Marescotti e na filosofia de cuidados Humanitude, que privilegiam intervenções não-farmacológicas no controlo e redução de Comportamentos de Agitação Patológica, fornecendo técnicas específicas que melhoram a qualidade de vida da pessoa cuidada e dos cuidadores.”

Segundo o comunicado, “o lar de idosos regista 99% de aceitação dos cuidados por parte dos utentes, significando que apenas 1% expressa agitação e recusa nos cuidados”.

O relatório da auditoria realizada pelo Instituto Gineste-Marescotti Portugal, que resultou na atribuição do ‘Selo Humanitude’ refere “a graciosidade da equipa na prestação de cuidados. Os gestos das cuidadoras parecem fáceis e espontâneos, mas, revelam treino e profissionalização: são delicados, precisos e eficazes”. É, também, enaltecida a “dociabilidade ambiental”. “O som, o cheiro, os espaços e o ambiente são harmoniosos, agradáveis e estimulam sensorialmente de uma forma positiva as pessoas que vivem e trabalham nesta casa.” São ainda destacados os procedimentos de trabalho que “garantem que a casa é organizada sem haver sobreposição das tarefas às necessidades e bem-estar das pessoas cuidadas”.

Além da prestação de cuidados com a grelha de captura sensorial, a auditoria avaliou dimensões relacionadas com: a vida da casa; procedimentos de trabalho; ocupação do tempo; cuidados de alimentação; registos e dinâmica de funcionamento.

As boas-práticas da IPSS “têm sido distinguidas com prémios e são estudo de caso em universidades e centros de investigação.”

Discurso direto

“A prestação de cuidados diferenciadores é extremamente exigente, mas é possível. É um orgulho enorme para a nossa equipa termos a validação externa e internacional de que o trabalho que desenvolvemos todos os dias respeita as pessoas de quem cuidamos. Este Selo é uma garantia de qualidade que aumenta o compromisso com o trabalho que desenvolvemos, confirma que estamos no bom caminho para garantir a dignidade nos cuidados a pessoas idosas e pode também aumentar a segurança das famílias na escolha de um lar. Estou convicta que este é um passo muito importante para a mudança organizacional dos lares de idosos em Portugal. Este é o tempo para que esta mudança se faça sentir” – Alexandra Ferreira da Silva, Diretora Técnica do Centro de Solidariedade Social de São João de Ver – O Abrigo.

Mais de uma centena de utentes idosos

O ‘Abrigo’ integra um lar de idosos, um centro de dia e uma creche. A IPSS presta também Apoio domiciliário e tem um projeto de voluntariado – Felizidade – para ajudar a cuidar dos idosos e das suas famílias. Atualmente, integra 56 colaboradores e 108 idosos.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.