Investimento de 600 mil euros prossegue com recolha de bioresíduos em Ovar

976
Bioresíduos.

A Câmara de Aveiro adjudicou uma encomenda de equipamentos de recolha de biorresíduos, preparando a disponibilização de “contentores de superfície de proximidade” no concelho com funcionamento eletrónico.

O primeiro investimento local para avançar com a instalação do sistema envolve um investimento de quase 600 mil euros.

Está previsto um prazo de execução de 120 dias.

Sete empresas apresentaram propostas ao concurso público que tinha uma preço base de 650.451 euros.

A recolha seletiva de biorresíduos tornar-se obrigatória a partir de 2024.

Ovar arranca com a distribuição de contentores castanhos para deposição dos resíduos alimentares produzidos nas habitações e no sector de restauração e serviços, os quais serão, posteriormente, recolhidos porta-a-porta ou na via pública.

O serviço será acompanhado por um software de gestão do parque de contentores, através de fecho eletrónico, que identifica os seus utilizadores em todos os equipamentos, beneficiando, no futuro, os munícipes que efetuem esta separação.

» “A separação dos resíduos alimentares contribui para uma economia circular, visando o correto tratamento e valorização deste resíduo, cumprindo as metas de preparação para reutilização e reciclagem e desvio de RUB (Resíduos Urbanos Biodegradáveis) de aterro, previstas no PERSU2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos)”, refere a autarquia de Ovar;

» O projeto resulta de uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), estando prevista a entrega de contentores de 7, 40 e 80 litros, para as áreas com recolha porta-a-porta e para o Canal Horeca. Os contentores de proximidade instalados na via pública serão futuramente disponibilizados em 2023 à restante população.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780