
Uma equipa do Instituto de Telecomunicações (IT) e do DETI da Universidade de Aveiro (UA), liderada por Arnaldo Oliveira, validou em laboratório, em junho de 2026, um transmissor totalmente digital implementado em FPGA, capaz de gerar sinais diretamente em radiofrequência, de forma eficiente e sem componentes analógicos.
Integrada na Agenda da Microeletrónica, a demonstração confirmou a integridade da transmissão por fibra ótica, abrindo caminho a unidades de rádio mais simples para as redes 6G.
Continuar para ler artigo do site UA.pt.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Adicionar Notícias de Aveiro às suas fontes preferidas no Google.
Montra Online NotíciasdeAveiro.pt
Consulte as oportunidades (artigos e serviços).
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo . Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais ( mais informações aqui ).






