Investigadores da UA desenvolvem substitutos ósseos sintéticos para combater cancros

830
CICECO (Universidade de Aveiro).
Dreamweb 728×90 – Video I

‘2BBone’ é um projeto inovador no combate ao cancro ósseo da Universidade de Aveiro (UA) que foi cofinanciado por fundos europeus. A investigação abriu novas perspetivas ao fabrico de substitutos ósseos sintéticos que possam ter, simultaneamente, funções de regeneração de defeitos induzidos por tumor ósseo e tratamento terapêutico localizado.

Susana Olhero, professora auxiliar da UA, explicou num artigo difundido pela newsletter do Programa COMPETE 2020, que é “uma solução inovadora e menos invasiva para o tratamento de tumores ósseos.” São “substitutos biocompatíveis produzidos através de técnicas de engenharia de tecidos e fabricação aditiva que “não só preenchem o defeito, como também promovem a regeneração do tecido perdido e fornecem suporte estrutural.”

Os investigadores procuram desenvolver “estratégias que permitam eliminar as células tumorais remanescentes ao redor dos defeitos ósseos, prevenindo uma possível recidiva tumoral, evitando terapias convencionais, como a radioterapia ou quimioterapia, que podem ter efeitos secundários prejudiciais ao paciente.”

“Fabricar substitutos ósseos sintéticos que possam cumprir, simultaneamente, a função de regeneração de defeitos ósseos induzidos por tumores e terapia localizada é uma solução inovadora e menos invasiva para o tratamento de tumores ósseos, mas representa um grande desafio científico e tecnológico. É este o desafio que o projeto 2BBone enlaçou”, destacou Susana Olhero.

Além da UA, através do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, o consórcio envolveu o INEB-Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, ambos da Universidade do Porto, tendo contado com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT – Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, que assegurou um investimento elegível de 237 mil euros (incentivo FEDER de 201 mil euros).

Continuar para ler artigo completo.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.