Internet / Portugal: Clientes residenciais de serviços de alta velocidade aumentaram 12%

1226
Dreamweb 728×90 – Video I

No final do primeiro semestre de 2019, o número de clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo em Portugal atingiu 2,7 milhões, o que é 12% acima do valor registado no primeiro semestre de 2018.

Segundo um relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), no final do período em análise, cerca de 64,7% das famílias subscreviam serviços de alta velocidade em local fixo.

Estima-se que, no mínimo, cerca de 5,2 milhões de alojamentos estavam cablados com uma rede de alta velocidade, mais 6,3% que no final do primeiro semestre do ano anterior.

Pode verificar a velocidade do seu serviço pelo link www.speedcheck.org. 83% dos alojamentos estavam cablados com pelo menos uma rede de alta velocidade no final do primeiro semestre de 2019, mais 4,8 pontos percentuais (p.p.) que no primeiro semestre de 2018.

Alojamentos cablados com fibra óptica aumentaram 9,2% no último ano

O número de alojamentos cablados com fibra óptica (FTTH –Fiber to the Home) ascendeu a cerca de 4,8 milhões, atingindo uma cobertura de 76,6% e aumentando 9,2% face ao verificado no primeiro semestre de 2018.

O número de alojamentos cablados com acessos de alta velocidade suportados em redes de TV por cabo (HFC -Hybrid Fiber Coaxial) aumentou 0,5% no último ano, totalizando 3,8milhõese atingindo uma cobertura de 59,5%

Subida de 8,6% no serviço móvel de acesso à Internet

Os utilizadores efetivos do serviço móvel de acesso à internet atingiram os 7,8 milhões no final do primeiro semestre de 2019 (1S19), uma subida de 8,6% face a igual período do ano anterior, o que corresponde a uma penetração de cerca de 75,9 por 100 habitantes.

O crescimento da utilização destes serviços esteve associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel, cujo aumento foi de 9,8% face ao 1S18, para um total de 7,27 milhões – este valor significa que nove em cada dez consumidores de Internet móvel acedeu através do telemóvel.

Em termos de tráfego, o acesso à Internet em banda larga móvel aumentou 36,1% face a igual período do ano anterior.

Publicidade, Serviços & Donativos

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial