Inovação: Cada vez mais, uma importante vantagem competitiva

831
Foto divulgada em Amorim News.

Inovação é a base do desenvolvimento em todas as áreas e o mundo das bebidas espirituosas não é exceção.

Por Pilar Braga *

Aliás, nas bebidas espirituosas de luxo, a inovação reflete-se em produtos muito diferenciados e de alto valor, onde desde a bebida à embalagem,os grandes produtores procuram soluções com impacto positivo nas marcas, enquanto procuram diminuir o impacto ambiental do produto.

Inovação é, cada vez mais, uma importante vantagem competitiva. Na Amorim Top Series desde cedo e através do nosso departamento de Desenvolvimento de Produto criamos soluções únicas e inovadoras para apresentar aos nossos clientes. Todos os anos, em colaboração coma força comercial e os nossos clientes,definimos uma Agenda de Inovação para responder às diversas tendências e solicitações de mercado. Contamos já com um vasto portfólio com mais de dez inovações e quatro patentes, que  incluem desde sistemas anticontrafação e interativos, até inovadoras tecnologias de decoração apresentando, simultaneamente, soluções sustentáveis do ponto de vista ambiental. São estas soluções que nos permitem estar na vanguarda dos vedantes para bebidas espirituosas e oferecer, de uma forma consistente, novos produtos ao mercado.De todas as tendências e requisitos dos clientes, nos últimos anos destacamos três eixos principais de inovação, onde temos trabalhado com afinco: Sustentabilidade, Digital e Soluções Anti-Contrafação. Os principais players mundiais estão empenhados em atingir objetivos de sustentabilidade ambiciosos, nomeadamente na redução de plástico de origem fóssil.

Assim, e para ir ao encontro destes objetivos, no pilar Sustentabilidade criámos soluções alternativas às cápsulas de plástico, destacamos dois tipos de produto: Re.Cork produzidos
com grânulos de cortiça e polímeros de origem renovável ou plástico reciclado;e Re.Wood produzido com fibras de madeira e um polímero de origem renovável. Após anos de desenvolvimento, 2022 foi o ano onde se consolidaram as vendas destes produtos e prevemos que a transferência de componentes de plástico para este tipo de polímeros continue a crescer.

Em termos de solução de economia circular desenvolvemos já em 2023 um projeto de reutilização da madeira de barricas para produzir cápsulas de madeira. Reutilização de materiais e matérias-primas da produção de espirituosos é um tema muito atual e os nossos clientes desafiam-nos a encontrar soluções para os seus desperdícios.

Na vertente Digital Smart Packaging, desenvolvemos rolhas capsuladas incorporadas com NFC onde os nossos clientes têm a possibilidade de comunicar diretamente com o consumidor final. Aqui abre-se um mundo de possibilidades que os nossos clientes podem usar na comunicação com os seus consumidores e na prossecução de marcas cada vez mais fortes.

Finalmente, as soluções anticontrafação são muito procuradas para os artigos deluxo e ultra luxo. As nossas inovações nesta área passam por três tipos de soluções,de carácter mecânico, digital ou uma solução híbrida que incorpora quer dispositivos físicos, quer digitais.

As soluções inovadoras na AmorimTop Series não se esgotam aqui e, em contínuo, implementamos um calendário de workshops com as equipas de I&D dos nossos principais clientes para discutir e desenvolver rolhas capsuladas cada vez mais diferenciadas e de valor acrescentado, contribuindo deforma muito significativa na valorização de cada garrafa que os nossos clientes colocam no mercado.

* General Manager at Amorim Bartop | MBA Porto Business School. Artigo publicado originalmente em Amorim News.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.