Inova-Ria: 20 anos de Inovação e Tecnologia

793
Cartaz Inova-Ria.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, foi fundada em 2003, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) na Região de Aveiro.

Por Rui Lopes *

O compromisso inicial foi o de afirmar a Região como um Pólo de referência nos setores ligados à inovação e tecnologia. Esta visão foi evoluindo e incorporando os contributos da sua massa associativa. Hoje, a Inova-Ria reúne um tecido empresarial diversificado na sua dimensão, âmbito e localização, integrando entidades de Norte a Sul do país.

Desde a sua génese, a Inova-Ria tem contribuído para a criação de novas oportunidades para as empresas que fazem parte do seu ecossistema de inovação. Durante duas décadas de crescimento, a Associação contribuiu para a criação de valor para o setor das TICE, incentivando e acompanhando a concepção e o desenvolvimento de novas tecnologias; colaborando em projectos de investigação e cocriação de conhecimento; intervindo em processos de formação de pessoas; apoiando projetos de capacitação e qualificação de empresas; divulgando internacionalmente o setor, a região e o país; e criando condições para o surgimento de novas empresas tecnológicas.

Há 20 anos iniciámos o percurso da Inova-Ria, juntando 11 empresas com a missão de criar e consolidar um cluster na área das TICE, com especial enfoque nas telecomunicações e centrado na Região de Aveiro. Hoje somos mais de 80 empresas.

Mais de 40% dos nossos Associados estão fora da Região de Aveiro, demonstrando que a força desta rede de inovação não ficou circunscrita nos limites que nós próprios definimos. Este “atrevimento” continua a caracterizar a nossa Associação, contribuindo decisivamente para melhorar este ecossistema de inovação, onde as nossas empresas possam prosperar, os cidadãos participem e usufruam do desenvolvimento tecnológico e onde o conhecimento efetivamente contribua para o desenvolvimento da sociedade.

A nossa ambição era grande há 20 anos, mas hoje, com o papel crescente que as tecnologias digitais assumem na nossa vida pessoal e profissional, a nossa missão passou a ser essencial. Podemos estar centrados em Aveiro, mas este desafio é de todos. Contamos consigo, porque juntos somos mais fortes!

Ao longo de 20 anos foram integrados mais de 1.200 jovens altamente qualificados no mercado de trabalho “TICE”. O ecossistema Inova-Ria representa atualmente cerca de 450 milhões de euros e conta com mais de 4.000 profissionais. Os laços de cooperação com os parceiros institucionais – entidades do Sistema Científico e Tecnológico, órgãos públicos do poder local/regional, associações empresariais, entre outros – foram reforçados e contribuíram significativamente para o caminho conjunto ao longo destes 20 anos e em diferentes eixos de atuação: capacitação e qualificação de empresas e pessoas; internacionalização do setor TICE; inovação e conhecimento; interação com entidades e territórios; e dinamização do ecossistema. Somos hoje muito superiores à soma das partes.

Estes 20 anos merecem ser assinalados em diversos momentos ao longo de 2023. Serão várias as iniciativas que visam aproximar a Associação Empresarial da comunidade, destacar os Associados que fazem parte do ecossistema Inova-Ria e potenciar verdadeiros momentos de descoberta, conhecimento e networking. Convidamos todos a acompanhar e a fazer parte destes momentos, nomeadamente as conferências e os webinars que, mais do uma abordagem às tecnologias digitais, são sobretudo oportunidades para refletir sobre os impactos destas tecnologias na sociedade contemporânea e as oportunidades que elas nos oferecem.

Acompanhe a Inova-ria e continue a crescer connosco!

* Presidente da direção da Inova-Ria.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.