Incêndio de Oliveira de Azeméis atinge Zona Industrial de Albergaria-A-Velha

2483
Incêndio florestal na Zona Industrial de Albergaria-A-Velha (Jornal de Albergaria).
Dreamweb 728×90 – Video I

Uma das duas frentes do fogo florestal que lavrou durante a tarde em Oliveira de Azeméis (Pinheiro da Bemposta), a mais problemática, alastrou, como se esperava, para sul, com intensidade, devido ao vento, atingindo ao princípio da noite a Zona Industrial de Albergaria-A-Velha, onde o dispositivo de combate concentrava meios.

Não foi possível impedir que as chamas atingissem instalações empresariais, como aconteceu numa serralharia.

Num outro local, um depósito de sobrantes de madeira foi tomado pelo fogo e também terão sido atingidos pavilhões contíguos usados para guardar matéria prima e produto acabado (cerca de 20 mil toneladas de pellets). Os bombeiros procuravam salvar as instalações fabris da empresa de derivados de madeira em causa, assim como outras indústrias com o incêndio a rondar.

O portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) dava conta, pelas 00:00 de quinta-feira, que estavam no terreno 481 operacionais com 149 viaturas.

A circulação nas principais vias que cruzam a região (A1, A25, A29 e IC2) foi cortada devido à proximidade de chamas e do fumo intenso que se fazia sentir.  No nó da A25 para a A1 condutores optaram por sair do local em contra mão.

As chamas passaram para mancha florestal já em freguesias mais a sul do concelho de Estarreja, obrigando os bombeiros a permanecer em prontidão para agir em caso de habitações e bens em risco. Uns currais de caprinos em Rochico, freguesia de Fermelhã, foram atingidos por fogo e alguns dos animais não se salvaram, apesar da intervenção dos soldados da paz. A circulação na EN 109 estava condicionada aos veículos envolvidos no dispositivo de combate ao fogo.

Ponto da situação em https://fogos.pt/fogo/2022010062745/detalhe

Artigo relacionado

Bombeiros combatem fogo florestal em Pinheiro da Bemposta

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.