Inauguração da Requalificação do Jardim Henriqueta Maia

3255
Requalificação do Jardim Henriqueta Maia, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

No próximo dia 26 de junho, às 18h30, a Câmara Municipal de Ílhavo vai inaugurar a Requalificação do Jardim Henriqueta Maia e a Estátua de Homenagem ao músico ilhavense Carlos Paião.

Inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU), a Requalificação do Jardim Henriqueta Maia resulta de um investimento de 1.482.970,00 euros e insere-se na estratégia municipal de reabilitação do Espaço Urbano Central de Ílhavo. Neste projeto cabem, igualmente, obras como as Requalificações da Rua Carlos Marnoto e da Rua João Carlos Gomes, o Parque da Malhada, o Bairro dos Pescadores, a zona envolvente ao CIEMar e a reabilitação do antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Esta reabilitação urbana contemplou intervenções que preservaram a identidade histórica deste espaço, como o monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra; que projetam o uso do espaço público com novas propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais; e que reforçam as áreas de lazer, com o parque infantil e a renovação do mobiliário urbano; e, principalmente, ampliam a mancha verde e o conjunto arbóreo.

Além disso, a regeneração do espaço urbano teve como objetivo a promoção de uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada. A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permite, agora, uma maior fluidez rodoviária. Esta empreitada contemplou igualmente a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.

Enquadrada com este importante projeto de reabilitação do espaço público, será também inaugurada uma estátua de homenagem ao cantor Carlos Paião que ficará exposta na Calçada Carlos Paião, envolvente ao Jardim Henriqueta Maia.

Com a assinatura do artista plástico Albano Martins, a escultura, com a inscrição “#emPlayBack”, é feita em bronze, tem 1,80 metros de altura e ficará colocada ao nível do solo. Este contexto permitirá um enquadramento de Carlos Paião com o espaço requalificado, integrando-o nas vivências culturais que ali forem desenvolvidas e promovidas no futuro, bem como uma interação e uma proximidade muito direta com as pessoas que usufruem daquela zona, valorizando e simbolizando a relação de intimidade que o artista sempre procurou manter com o seu público e fãs.

Esta é a forma que a Câmara Municipal de Ílhavo encontrou para homenagear Carlos Paião e procurar, mais uma vez, manter viva na memória coletiva as tradições, a cultura e as pessoas que notabilizaram e levaram mais longe o nome de Ílhavo e das suas Gentes, para além de prestar o seu reconhecimento público deste notável autor e artista português, acarinhado por quem o consagrou e imortalizou.

A iniciativa contou com a Curadoria de Nuno Sacramento, enquadrada no esforço conjunto, desenvolvido em 2020, pela Autarquia e pelo biógrafo Nuno Gonçalo da Paula (autor da biografia de Carlos Paião) com o propósito de assinalar os 40 anos do lançamento do primeiro disco e da profissionalização da sua intensa carreira, tragicamente interrompida ao fim de uma década.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.