Ílhavo: Melhoramentos rodoviários na praia da Costa Nova

617
Avenida da Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova (Ílhavo).
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Ílhavo adjudicou a requalificação da Avenida da Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova, num investimento de cerca de 561 mil euros

Segundo uma nota de imprensa, esta empreitada, que terá a duração de nove meses, “irá permitir reabilitar um dos principais eixos estruturantes da Praia da Costa Nova que tem uma função essencial para a população residente (quer a permanente, quer a sazonal), sendo, igualmente, uma das principais portas de entrada para o extenso areal.”

A autarquia adinta que “todas as ligações à praia, bem como aos espaços naturais de dunas, são feitas por esta via, sofrendo na época balnear uma enorme pressão devido ao grande fluxo de veraneantes, o que torna esta via num espaço de certa maneira desordenado, com prejuízo para os percursos pedestres e clicáveis, sendo, por isso, necessário disciplinar todo este fluxo de pessoas.”

Com início a norte, na Av. José Estêvão, até ao cruzamento com a Rua das Campanhas, junto à EB da Costa Nova, contempla ainda o passeio sul da Rua dos Banhos, a Rua Eça de Queiroz e a Praceta N. Sra. da Saúde, numa extensão aproximada de 1.350 metros.

Espera-se que no início do verão de 2021 todos os que se desloquem à praia da Costa Nova já possam usufruir desta reabilitação urbana “com melhor acessibilidade, mobilidade e segurança”.

Objetivos da obra

» Promover a ligação pedonal e clarificar o corredor ciclável entre os vários quarteirões; reordenar o estacionamento e evitar a “invasão abusiva” das dunas; clarificar os percursos de acesso à praia, com guardas em madeira entre a duna e os passeios e estabelecendo a ligação com passadiços; perfilar o arruamento por forma a ser garantida uma via de circulação automóvel no sentido norte-sul, uma ciclovia dedicada e o estacionamento automóvel; e passeios em ambos os lados da rua, entre outros.

Publicidade, Serviços & Donativos

Publicidade, Serviços & Donativos