Ílhavo/ Forte da Barra: ‘Edifício Jarba e Oficinas’ em fase de classificação

2519
Zona envolvente ao Forte da Barra.

A Câmara de Ílhavo abriu um procedimento de classificação do conjunto edificado ‘Edifício Jarba e Oficinas’, no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, como de ‘interesse municipal’.

O aviso vem publicado no Diário da República de hoje na sequência de uma proposta da Administração do Porto de Aveiro (APA).

A autarquia deliberou na sua reunião ordinária de 17 de abril passado iniciar a classificação dos edifícios que integraram o núcleo histórico em redor do antigo Forte da Barra, propriedade do Porto de Aveiro e atualmente alvo de um concurso para concessão tendo em vista o seu aproveitamento para atividades turísticas.

“Com esta solicitação pretende-se a preservação e valorização deste património e das suas memórias, localizado e enquadrado na zona contígua ao perímetro do programa Revive – Forte da Barra”, referia a APA ao justificar a importância da classificação municipal.

Os dois imóveis tiveram funções distintas, mas complementares, um servindo de oficinas e outro de armazém (mais informação).

Artigo relacionado

Concessão do Forte da Barra: Prorrogação do prazo para apresentação de propostas

Publicidade, Serviços & Donativos