Ílhavo dinamiza concurso de ideias para a ponte da Vista Alegre

610
Ponte da Vista Alegre, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou, na reunião de Câmara de 04 de outubro, a abertura de um concurso de ideias para a ponte da Vista Alegre.

Atualmente a Ponte da Vista Alegre, pelas suas características, está desenquadrada face às necessidades crescentes e aos fluxos de trânsito, cada vez mais exigentes, consequentes das dinâmicas próprias do território. Os materiais que a compõem, sobretudo o seu tabuleiro constituído por tábuas de madeira, requerem uma vigilância e manutenção quase diárias, pelo que se torna financeiramente inviável protelar a situação no tempo.

O modelo de concurso de ideias valorizará a inovação, a integração paisagística, permitindo a criatividade e não restringido qualquer tipo de solução, nem a uma mera avaliação focada no custo de intervenção. O Município procura que os candidatos possam apresentar ideias arrojadas que venham, não apenas solucionar os problemas atualmente identificados, mas também garantir soluções estruturais esbeltas, devidamente integradas na paisagem e que contribuam para a melhoria da ligação entre as duas margens. É ainda imperativo para o Município que o projeto seja desenvolvido com um claro sentido de respeito pelo Património, nomeadamente pela ponte atual, cuja construção muito se deveu à mobilização da população da Gafanha da Boavista. Esta obra de arte tem um desenho muito característico, que demarca fortemente a paisagem, pelo que é importante, material ou imaterialmente, preservar a sua memória.

O vencedor terá a oportunidade, por contratualização, de desenvolver o respetivo projeto de execução que dará lugar à empreitada, enquanto os segundos e terceiros classificados receberão um prémio pecuniário no valor de €3.000,00 (três mil euros) e €2.000,00 (dois mil euros), respetivamente.
A intervenção na Ponte da Vista Alegre encontra-se prevista nas Grandes Opções do Plano para o ano 2023, uma vez que a melhoria desta ligação é um dos grandes desígnios do Executivo.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.