Ílhavo: Câmara suspende remoção de areias nos passadiços da praia da Barra

1586
Foto de intervenção na praia da Barra partilhada no Facebook de Joaquim Duarte Soares (24 de maio de 2022).
Comercio 780

A Câmara de Ílhavo informa que “suspendeu os trabalhos de limpeza dos passadiços da Praia da Barra, por tempo indeterminado”.

A medida foi tomada, esta quarta-feira, na sequência de um comunicado conjunto da delegação da Quercus de Aveiro e movimento ‘Não lixes’ a alertar para intervenções “destruidoras” na orla costeira.

Artigo relacionado

Alerta para intervenções destruidoras na orla costeira

A edilidade adianta que irá convocar “uma reunião de urgência, para as próximas horas” com os subscritores da denúncia pública.

Os trabalhos de conservação que têm sido desenvolvidos na zona dunar da praia da Barra, desde o dia 16 de maio, segundo esclarece a Câmara, “têm como objetivo manter os passadiços transitáveis, ou seja, garantir a acessibilidade pedonal às pessoas e a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza.”

A intervenção serve para “torná-los circuláveis”, acrescenta a autarquia, o que implica remover “areias na plataforma do próprio passadiço e nas zonas contíguas.”

A areia que cobre os passadiços será usada para reforçar as dunas a nascente e a poente.

“No decorrer desta operação de conservação estão a ser realizadas ações de manutenção das madeiras do passadiço e será aumentado o número de regeneradores dunares para o reforço estrutural das próprias dunas”, acrescenta o executivo a que preside João Campolargo.

Para a Câmara de Ílhavo, “circular nos passadiços protege as dunas, uma vez que direciona a circulação das pessoas para um trajeto único.”

A intervenção em curso, de resto, “vai ao encontro da reivindicação crescente da população, nos últimos meses, para remover a areia dos passadiços, de modo a garantir a sua acessibilidade. ”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780