Ílhavo: Câmara felicita a Freguesia de S. Salvador pelo seu 110.º aniversário

329
Edifício sede da Junta de Freguesia de S. Salvador, ílhavo.
Smartfire 728×90 – 1

A Freguesia de S. Salvador celebra hoje, 16 de novembro, o seu 110.º aniversário, infelizmente sem que possa haver lugar a uma comemoração digna, por força do período complexo que se vive, fruto do surto pandémico do COVID-19.

No entanto, esta não deixa de ser uma data importante, que espelha o dinamismo, a relevância e o empenho das Autarquias Locais, Associações, Empresas e, principalmente, dos Cidadãos na construção de uma comunidade desenvolvida e coesa.

São várias as dinâmicas que marcam o progresso da Freguesia de S. Salvador, seja pela história secular, seja pelo presente que retrata o seu desenvolvimento.

Reflexo desta realidade é o significativo investimento na requalificação do centro urbano e nas zonas envolventes, como forma de dinamizar o espaço público, criar melhor qualidade de vida e potenciar a atratividade social e económica: o futuro Centro para a Valorização e Interpretação da Religiosidade Ligada ao Mar e Loja Social (antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo), o Jardim Henriqueta Maia, o Parque da Malhada, o Bairro dos Pescadores, a Rua Carlos Marnoto e a Rua João Carlos Gomes, a zona envolvente (vias e espaço verde) ao CIEMar.

Por outro lado, há igualmente um conjunto de intervenções que pretendem dotar a Freguesia de várias infraestruturas e equipamentos que promovam o seu desenvolvimento e crescimento: a construção da Rede de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais na Gafanha de Aquém, a construção da Área de Acolhimento e Inovação Empresarial 4.0, também na Gafanha de Aquém, a implementação de dois corredores cicláveis no âmbito do PAMUS (percursos 1 e 2) que ligam o centro da Freguesia à Zona Industrial da Mota, na Gafanha da Encarnação e à Av. dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, respetivamente, a Requalificação da Frente Ria na Gafanha de Aquém, o reforço da Rede de Abastecimento de Água, em Vale de Ílhavo, e várias pavimentações de diversos arruamentos, entre outros.

Uma palavra especial de Parabéns para toda a comunidade de S. Salvador, para os Órgãos Autárquicos da Freguesia (Junta e Assembleia) que foram, ao longo dos anos, construindo a história local, nomeadamente para os atuais, com os votos acrescidos de solidariedade e coragem no sentido de se vencer, de forma responsável e coletiva, esta fase difícil e complicada, com a esperança acrescida de que brevemente será possível o regresso à normalidade.

Publicidade, Serviços & Donativos