Ílhavo: Câmara e Fundação Calouste Gulbenkian estabelecem parceria na área do conhecimento

1223
Estaleiro, Ílhavo.

A Câmara Municipal de Ílhavo e as Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian estabeleceram, na semana passada, um protocolo de cooperação para a promoção de competências sociais e emocionais – Comunicação, Pensamento criativo, Resolução de problemas – para crianças e jovens, até aos 25 anos de idade.

O Município de Ílhavo viu ser reconhecida e escolhida a sua candidatura do projeto “Casa das Máquinas” que será financiado pela Fundação, durante 24 meses, no âmbito da campanha que decorre a nível nacional e que teve a participação de um número muito significativo de outros projetos candidatos.

“Casa das Máquinas” tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, criativo e a capacidade de resolução de problemas, junto de crianças do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e terá como palco principal o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo, onde as crianças irão pôr as “mãos na massa” em atividades dinâmicas e contextualizadas com a forte tradição do Município de Ílhavo: o Mar. Pontualmente serão ainda desenvolvidas atividades complementares no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André.

O projeto, que conta ainda como parceira a Universidade de Aveiro, através do LabSuA (Laboratório de Supervisão e Avaliação) que será responsável pela monitorização e avaliação do programa, concretiza-se através das seguintes atividades: o Dia no Estaleiro e a “Academia do Desenrasque e a Safra – Faz-te à Vida”!, que serão implementadas, no 1.º ano de ação, para a população do Município. No 2.º ano o projeto será alargado a Municípios vizinhos.

A oferta formal terá em consideração as metas curriculares de forma a garantir a interligação entre os conteúdos e as atividades letivas. A oferta não formal garante a interligação entre si criando sequências lógicas que cativem as atividades seguintes.

Município de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos