Ílhavo: Câmara aprova requalificação e prolongamento da Rua da Escola, na Coutada

405
Coutada, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

Na Reunião de Câmara do dia 7 de março foi deliberado aprovar o projeto e consequente abertura de concurso público para a empreitada de Requalificação e Prolongamento da Rua da Escola, na Coutada, freguesia de São Salvador, pelo valor base de 280.000,00 euros, acrescido de IVA, e com um prazo de execução previsto de cinco meses.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Esta empreitada assumirá uma importância decisiva para o lugar da Coutada, uma vez que promoverá melhores fluxos de circulação numa área que, atualmente, apenas se organiza em torno de uma única via que conflui na ex-EN-109. A Rua da Escola será prolongada até à Rua Dr. Dinis Gomes, a Via das Lavegadas, o que também proporcionará melhores condições à comunidade escolar da Escola Básica do Corgo Comum.

Desta forma, este prolongamento proporcionará novos circuitos para o trânsito, além que o projeto foi desenvolvido por forma a garantir uma coexistência segura dos diferentes modos de mobilidade, como automóveis, autocarros e bicicletas, sem descurar e privilegiar a segurança para o peão.

Este é mais um dos investimentos que o Município de Ílhavo tem vindo a promover nas zonas envolventes das escolas, à semelhança das intervenções para o prolongamento da Rua Dr. Joaquim António Vilão até à Rua Camilo Castelo Branco, junto à Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, bem como a abertura de uma nova via de ligação entre a Rua das Cancelas e a Rua Gabriel Ançã, junto à Escola Básica José Ferreira Pinto Basto. O conjunto destes três investimentos ronda os 700.000,00 euros.

As empreitadas em desenvolvimento enquadram-se na visão estratégica do Município de Ílhavo para as questões da mobilidade e surgem em linha com outras intervenções implementadas, como o reforço da sinalização horizontal, a instalação de lombas redutoras de velocidade e de elementos dissuasores, a colmatação de tramos de passeios, a instalação de passadeiras sobrelevadas, as empreitadas de pavimentações e a criação de novas zonas de 30 e de zonas de coexistência.

O Município de Ílhavo pretende proporcionar um ambiente mais seguro, particularmente para a comunidade escolar, promovendo a escolha pelos modos ativos (utilização da bicicleta e deslocações pedonais), como forma preferencial de deslocação.

Câmara de Ílhavo

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.