Ílhavo: Autarquia e farmácias apoiam vacinação da gripe a pessoas com mais de 65 anos

1326
Vacina da gripe.

Ílhavo é uma das autarquias locais que decidiu apoiar a campanha nacional de vacinação da gripe promovida pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), que tem início hoje.

O objetivo é chegar a 150 mil pessoas com 65 ou mais anos, disponibilizando as farmácias aderentes para atenuar “a elevada pressão que é exercida, no contexto atual, sobre os centros de saúde, unidades de saúde familiar e unidades locais de saúde”.

A ANF espera, assim, também, “criar condições para que mais pessoas tenham acesso à vacina da gripe.”

Apesar de esta vacina ser gratuita, a sua administração implica um custo para o cidadão (2,5 euros). A Câmara de Ílhavo associou-se à iniciativa, comparticipando esse encargo a todos as pessoas com 65 ou mais anos residentes no município, que se desloquem a uma das cinco farmácias que aderiram à campanha.

Segundo a vereadora do pelouro da Saúde e da Maior Idade, Fátima Teles, a iniciativa permite “reforçar as medidas preventivas ou de combate à Covid-19 que o município tem desenvolvido desde o início da pandemia”.

Para usufruir do apoio, basta ter 65 ou mais anos, procurar uma das farmácias aderentes e fazer prova de residência no município de Ílhavo, não sendo necessária receita médica.

O concelho é um dos 37 que assinaram, a nível nacional, o protocolo com ANF. Localmente, estão disponíveis os seguintes locais de vacinação: Farmácia Ançã Castro (Barra), a Farmácia Moderna, a Farmácia Santos e a Farmácia Senos (Ílhavo) e a Farmácia Morais (Gafanha da Nazaré)

Publicidade, Serviços & Donativos