Ílhavo: Autarquia requalifica um dos principais acessos à praia da Costa Nova

5451
Praia da Costa Nova, Ílhavo.
Comercio 780

A Câmara de Ílhavo anunciou hoje um investimento de 700 mil euros na requalificação da Avenida Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova.

O executivo aprovou recentemente a abertura de concurso público desta empreitada que permitirá reabilitar a via “através da construção de passeios, ordenamento do estacionamento, pista ciclável e pavimentação”.

A edilidade lembra em comunicado que a Avenida Nossa Senhora da Saúde é “um dos principais eixos estruturantes da Praia da Costa Nova”, tendo “uma função essencial para a população residente (quer a permanente, quer a sazonal)” e “uma principais portas de entrada para o extenso areal” da praia.

“Todas as ligações à praia, bem como aos espaços naturais de dunas, são feitas por esta via, sofrendo na época balnear uma enorme pressão devido ao grande fluxo de veraneantes, o que torna esta via num espaço de certa maneira desordenado, com prejuízo para os percursos pedestres e clicáveis, sendo, por isso, necessário disciplinar todo este fluxo de pessoas”, explica a nota de imprensa.

» Com início a norte, na Av. José Estêvão, até ao cruzamento com a Rua das Campanhas, junto à EB da Costa Nova, contemplando ainda o passeio sul da Rua dos Banhos, a Rua Eça de Queiroz e a Praceta N. Sra. da Saúde, numa extensão aproximada de 1.350 metros, esta obra irá permitir que no início do verão de 2021 todos os que se desloquem à praia possam usufruir desta reabilitação urbana com melhor acessibilidade, mobilidade e segurança;

» A requalificação tem como objetivos promover a ligação pedonal e clarificar o corredor ciclável entre os vários quarteirões; reordenar o estacionamento, evitar a “invasão abusiva” das dunas e combater o estacionamento abusivo; clarificar os percursos de acesso à praia, com guardas em madeira entre a duna e os passeios e estabelecendo a ligação com passadiços; perfilar o arruamento por forma a ser garantida uma via de circulação automóvel no sentido Norte-Sul, uma ciclovia dedicada com dois sentidos, o estacionamento automóvel ao longo da via, paralelamente ou em espinha; e passeios em ambos os lados da rua, entre outros.

Publicidade, Serviços & Donativos