Ílhavo: Ativação de um Balcão de Inclusão

665
Imagem partilhada pela Câmara de Ílhavo.
Comercio 780

A partir de quarta-feira, 5 de abril, o Município de Ílhavo será ainda mais inclusivo, com a ativação de um Balcão de Inclusão, após a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.).

A inauguração do Balcão da Inclusão está agendada para esta quarta-feira, quando se assinala o Dia Internacional da Consciência (5 de abril), às 10h30, na Sala Estúdio Cinema, junto ao Centro de Religiosidade Marítima, em Ílhavo.

A abertura do evento estará a cargo da Vereadora do pelouro Social, Saúde, Família e Voluntariado, Mariana Ramos, seguindo-se a assinatura do protocolo. Às 10h45, Rodrigo Ramos, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, seguido de João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, falam sobre a importância do Balcão da Inclusão. A Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, também marcará presença nesta ação.

Esta inauguração, aberta à comunidade, assume-se como um evento de boas práticas na área da deficiência/incapacidade, que será acompanhado por uma intérprete de língua gestual portuguesa.

Para as 11h15 está marcada uma aula de dança inclusiva, dinamizada pela CERCIAV (Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Aveiro) e às 11h45, o CASCI (Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo) apresenta o vídeo “Dança Inclusiva Âmago”, projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. e pela Fundação Altice, com a participação do Grupo Fanf’Arte.

Em simultâneo, durante a manhã, decorrem no local várias oficinas, promovidas pela CERCIAV. A sessão de apresentação do Balcão da Inclusão encerra às 12 horas, com a degustação de produtos locais.

O Balcão da Inclusão funcionará no rés do chão da Câmara Municipal de Ílhavo, com atendimentos promovidos pela Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde (DDSS).

O atendimento poderá ser feito presencialmente ou por telefone, por escrito, por videochamada – mediante agendamento prévio, através do número 234 329 640 ou pelo e-mail [email protected].

O Balcão da Inclusão tem como missão a informação e a mediação especializada e acessível na área da deficiência e/ou incapacidade. Para tal, disponibiliza informação sobre direitos e benefícios, de acordo com a legislação em vigor, bem como sobre os recursos existentes, procedendo ao respetivo encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos.

Nesse sentido, intervém perante as seguintes áreas: acessibilidades, atendimento prioritário, Atestado Médico de Incapacidade Multiuso (AMIM), benefícios fiscais, educação e intervenção precoce, emprego e formação profissional, estacionamento e transportes, habitação, produtos de apoio e ajudas técnicas, prestações e respostas sociais existentes e saúde.

Esta resposta destina-se a pessoas com deficiência e/ou com incapacidade e respetivas famílias; técnicos e organizações que desenvolvam atividade na área da prevenção, habilitação, reabilitação e participação comunitária das pessoas com deficiência e/ou com incapacidade; e qualquer cidadão que intervenha direta ou indiretamente na área da deficiência e/ou incapacidade.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.