Ílhavo: Adjudicado projeto de reabilitação e ampliação da secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes

1004
Escola secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo.

A Câmara de Ílhavo adjudicou o projeto de execução da reabilitação e ampliação da escola secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, uma obra há muito reclamada localmente.

O contrato do ajuste precedido de consulta prévia foi assinado este mês por 74.350 euros.

O prazo de execução do projeto é de 70 dias.

A escola secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, sede do agrupamento de escolas de Ílhavo, que acolhe cerca de meio milhar de alunos do 8.º ano ao 12.º ano, foi intervencionada pela última vez há cerca de trinta anos.

As obras de melhoramentos, atendendo ao estado de degradação e graves problemas estruturais, são reivindicadas, há muito pela comunidade escolar. E não só.

A Câmara ilhavense tem procurado garantir financiamento para comparticipar esta empreitada na secundária e outros arranjos em estabelecimentos de ensino (Escola Básica 2,3 José Ferreira Pinto Basto, de Ílhavo e EB 2,3 da Gafanha) junto do Governo ou de fundos europeus.

» Um relatório de 2018, dava conta que a secundária apresentava problemas acentuados ao nível da acessibilidade e segurança, isolamento térmico e infiltrações, ausência de aquecimento e climatização, das infraestruturas básicas (rede elétrica, de abastecimento de água e rede de saneamento), para além de espaços inadequados para as suas funções ou mobiliário obsoleto, entre outros. Foi possível, entretanto, retirar a cobertura em fibrocimento (amianto) existente em grande parte dos seus edifícios;

» Em 2019, o investimento previsto para modernizar a secundária rondava 1,2 milhões de euros´.

Artigo relacionado

Ílhavo: Plano e Orçamento de 31 milhões aprovados / Oposição abstém-se

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.