Igreja das Carmelitas nas mãos da Câmara e paróquia da Glória

2429
Antigo convento das Carmelitas, Aveiro.

O Ministério da Cultura, através da secretária de Estado da Cultura, desbloqueou, no final de dezembro, a entrega da igreja de São João Evangelista, parte do antigo convento das Carmelitas, ao município de Aveiro que passará a cuidar com a paróquia da Glória daquele monumento localizado junto da Praça Marquês de Pombal.

Anúncio feito pelo presidente da edilidade no início da reunião pública do executivo, esta terça-feira à tarde.

Segundo Ribau Esteves, o município irá proceder à ligação de energia elétrica e água prepararando, assim, a reabertura da igreja que esteve quase sempre fechada nos últimos três anos, desde que o museu de Santa Joana deixou a tutela governamental. “Uma vergonha”, lamentou.

O executivo recebeu em dezembro o protocolo da Direção Regional da Cultura do Centro, na sequncia de uma reunião mantida a 12 de dezembro em Aveiro com a secretária de Estado da Cultura, que serviu para dar o impulso final à aprovação do acordo que estava em cima da mesa “há mais de um ano”, como lembrou o edil.

“Ficámos surpreendidos, embora com muita alegria”, comentou Ribau Esteves ao dar conta da celeridade da luz verde para formalização do protocolo, além do mais coincidindo com a saída de Celeste Amaro do cargo da diretora regional da Cultura.

Artigo relacionado

Ministério da Justiça arranja telhado do antigo convento das Carmelitas