ICNF prepara “grande intervenção” no perímetro florestal de Ovar

892
Zona florestal de Ovar.

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) prepara a realização “de uma grande intervenção, a curto prazo” no âmbito da gestão do perímetro florestal do concelho de Ovar que está sob sua alçada.

A informação foi transmitida pelo presidente da Câmara em reunião do executivo.

A ação do ICNF decorrerá, segundo explicou Salvador Malheiro, após a aprovação de uma candidatura apresentada para o efeito e cujo contrato foi já assinado, valor de cerca de um milhão de euros.

De acordo com o edil do PSD, a intervenção visa o controlo de espécies invasoras, numa área de mais de mil hectares, constituindo uma “notícia positiva e importante para a gestão do perímetro florestal do concelho”.

O vereador Alcides Alves (PS) considerou a intervenção prevista pelo ICNF no perímetro florestal “como muito positiva e necessária.”

As ações de corte do arvoredo previstas no Plano de Gestão Florestal (PGF) realizadas no perímetro florestal das dunas de Ovar no início do ano motivaram uma polémica local, devido a eventuais incumprimentos.

Artigos relacionados

ICNF não encontra incumprimentos no desbaste florestal das Dunas de Ovar

Regeneração de pinheiro-bravo no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar com resultados positivos

Lixeira ilegal

Entretanto, o ICNF alertou o município da deteção de uma zona de deposição ilegal de detritos, entre Cortegaça e Esmoriz, onde começaram a surgir arrecadações de materiais.

A Câmara comprometeu-se a sensibilizar os responsáveis para a sua retirada e limpeza da área.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780