Homenagem à corrente motora do desenvolvimento de Oliveira do Bairro

1430
Feriado municipal, Oliveira do Bairro.

Há 17 anos, o Parlamento aprovava os diplomas de elevação a vilas as sedes de freguesia, da Palhaça, de Bustos, do Troviscal e da Mamarrosa. Era ainda elevada a Cidade a sede do Concelho, Oliveira do Bairro.

Duarte Novo *

Estes diplomas, da iniciativa do Dr. Acílio Gala, eram o culminar de um percurso de desenvolvimento económico e social que hoje continuamos a perpetuar e alicerçar.

Esse caminho foi, é, e connosco continuará a ser trilhado todos os dias.

Hoje homenageámos alguns dos que têm sido, também eles, a corrente motora desse desenvolvimento.

Ao homenagearmos o serviço dos funcionários municipais estamos, também, a homenagear as gerações de cidadãos que ajudaram a construir o concelho que somos hoje.

E ao querermos um concelho ainda melhor, estamos também a perpetuar esse seu serviço de mais de 25 anos.

Mas não nos podemos esquecer de todos os outros funcionários, estagiários e outros profissionais que contribuem, todos os dias, para termos um concelho mais próspero, mais solidário e mais coeso.

Hoje também homenageámos as nossas IPSS e a sua atuação durante os períodos mais críticos, até à data, da pandemia.

Mas não posso deixar de destacar o trabalho inexcedível dos nossos profissionais de saúde, dos nossos Bombeiros e dos membros da GNR.

Juntamente com as Juntas de Freguesia do concelho, foram sempre os nossos parceiros no controlo e minimização dos efeitos da pandemia.

Foi com eles que contámos para a distribuição de equipamentos de proteção individual e que pudemos chegar aos mais vulneráveis, conseguindo também difundir a informação essencial para a proteção da população.

O meu agradecimento e o agradecimento do Município pelo brio que puseram e que continuam a colocar no seu serviço à comunidade.

Tenho de agradecer ainda às várias empresas e empresários que doaram equipamentos diversos e materiais de proteção ao Município, IPSS e à comunidade.

Estes gestos altruístas permitiram minimizar os efeitos do isolamento de alguns e de capacitar várias instituições para o combate diário que tivemos e que continuamos a realizar.

Mas o meu reconhecimento vai também para as empresas que continuaram e continuam a trabalhar, permitindo que os seus trabalhadores e o concelho mantivessem a atividade essencial de promover a economia e assim a normalidade social.

Finalmente, uma palavra para todos os oliveirenses:

Vocês têm sido verdadeiros heróis deste combate e é convosco que o Município continua a contar para podermos afirmar que há 15 dias que temos a situação epidemiológica inalterada (ou seja, sem novos casos positivos).

Obrigado por estarem sempre ao nosso lado.

* Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro. Discurso no dia do 17.º Aniversário da elevação de Oliveira do Bairro a Cidade.

 

Publicidade, Serviços & Donativos