Homenagear Jorge Sampaio em Aveiro

1182
Jorge Sampaio a receber o Doutoramento Honoris Causa na Universidade de Aveiro (Foto da UA).
Comercio 780

Propomos à Câmara Municipal que, singelamente, atribua o nome de Jorge Sampaio a uma das artérias da Cidade.

Por Alberto Souto de Miranda *

O Presidente Jorge Sampaio deixou-nos. Foi um homem excepcional, íntegro e impoluto no exercício de cargos públicos, corajoso e determinado na defesa das causas em que acreditava: a liberdade, a qualidade da democracia, a fraternidade , um irredutível humanismo. Com riscos e sem fronteiras. Foi assim nas lutas estudantis antes do 25 de Abril , foi assim na construção do regime democrático, foi assim nas responsabilidades autárquicas, partidárias e presidenciais que assumiu.

Sempre com firmeza de princípios e capacidade de respeitar os adversários, sempre com capacidade de perceber o que era essencial para Portugal e para o Mundo. Como fez com Timor, como fez com a Aliança paras Civilizações, ou a bolsa para os refugiados sírios. Foi nosso Presidente da República durante dois mandatos. Exerceu o seu múnus sempre com enorme dignidade, prestigiando a função, fazendo pedagogia prática sobre ética política e enobrecendo a República.

No momento em que a Nação, comovida e grata, se curva perante o seu exemplo, cremos que Aveiro devia assinalar especialmente o quanto lhe deve. Jorge Sampaio atribuiu a Aveiro a Ordem da Liberdade em Abril de 1998. Foi a primeira cidade a recebê-la, como forma simbólica de a distinguir, nas suas palavras, como “pátria da Liberdade”. E não lhe deve pouco, porque não há bem civilizacional maior do que esse.

A liberdade precisa de ser enaltecida em cada dia, robustecida com mais igualdade, consolidada com mais justiça. Celebrar hoje a Ordem da Liberdade atribuída por Jorge Sampaio, é a melhor forma de protestarmos a nossa homengem e gratidão.

Propomos, por isso, à Câmara Municipal, que, singelamente, atribua o nome de Jorge Sampaio a uma das artérias da Cidade.

Que assim se perpetue a memória de quem distinguiu Aveiro como um exemplo de lutadores pela liberdade e tanto a soube honrar com a sua vida.

“25 de Abril, sempre!”

* Quem deseje subscrever esse texto poderá fazê-lo em [email protected] até às 20:00 do próximo dia 14 de setembro de 2021. No dia imediato enviá-lo-emos às Presidências da Assembleia e Câmara Municipal de Aveiro (Plataforma Cidades).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.