“Há dias assim”: Na ecopista do Dão, a preparar Viseu – Aveiro

1165
Ecopista do Dão, foto de António Garcia.
Comercio 780

Um desafio para outros desafios… O palco foi a ecopista do Dão e o percurso foi Viseu/Santa Comba Dão. Na ida foram 50 km, na vinda foram outros tantos.

Por António Garcia *

Já o tinha feito em sentido oposto que, em geral, é menos difícil, mas como quis sair de casa de BTT, esta era a única opção. Esta pista é tricolor: vermelho no concelho de Viseu; verde no de Tondela; e finalmente azul em terras de Santa Comba Dão.

Chamam-lhe a ecopista do Dão, mas na realidade, para o encontrar, é preciso suar muito pois só no piso azul é que o começamos a deslumbrar, alargando-se devido ao efeito da barragem da Aguieira, onde ele tomba no Mondego. A maior parte das antigas estações e apeadeiros foram reabilitados, nuns funcionam serviços públicos, tipo Junta de Freguesia, noutros cafés e restaurantes e, finalmente, alguns servem de sede às colectividades.

O piso uniforme e pintado, deixa circular as bicicletas de estrada sem problemas. Para mim, confesso que não aprecio este piso, nem as ecopistas: demasiadas monótonas para uma BTT, mas servem para fazer Km de manutenção como hoje.

O percurso foi regular, embora em Santa Comba Dão tivesse de dar meia volta, a única permitida para um regresso em que não havia volta a dar. E tudo isto em silêncio, não fosse o amigo do Cerejeira (cardeal na sua extrema unção) acordar para contentamento daqueles cuja maioria, sem o terem conhecido, passam o tempo a dizer “volta que a gente te perdoa”. Pobres e maus diabos!

O próximo desafio? Seguramente Viseu – Aveiro! Quem quer vir?

Ecopista do Dão, foto de António Garcia.

* https://www.facebook.com/antoniotony.garcia.9

Artigo relacionado

Consultar mais artigos “Há dias assim”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780