Governo garante nova ligação à Auto-estrada do Norte (A1) entre Aveiro Sul e Mealhada

2530
Auto-estrada do Norte (Foto divulgada pelo Jornal da Bairrada).

O Governo assumiu o compromisso de criar uma nova ligação à Auto-estrada do Norte (A1) que tem sido há muito reivindicada pelos municípios do sul do distrito de Aveiro.

“A informação foi avançada esta quinta-feira pelos presidentes de Câmara de Anadia e Oliveira do Bairro, Teresa Cardoso e Duarte Novo, respetivamente, na sequência de uma reunião realizada recentemente em Lisboa, com João Galamba, Ministro das Infraestruturas, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial”, refere um comunicado conjunto dos município de Anadia e Oliveira do Bairro.

O Ministro das Infraestruturas “comprometeu-se em avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Brisa, empresa que detém a concessão da autoestrada, para que sejam iniciados os estudos e projetos com vista à criação de uma nova ligação à A1, entre os nós de Aveiro Sul e Mealhada”.

Os governantes “foram sensíveis aos argumentos técnicos e de justiça territorial” de um novo nó de ligação, considerado pelas autarquias como “fundamental para o desenvolvimento económico” da região.

A autarca de Anadia Teresa Cardoso e o seu congénere de Oliveira do Bairro Duarte Novo receberam o compromisso da parte do titular da pasta das Infraestruturas que pretende “avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Brisa, empresa que detém a concessão da autoestrada, para que sejam iniciados os estudos e projetos”. O passo seguinte será o envio, por parte do Governo, de um protocolo para ser assinado com ambos os municípios.

A ligação à A1 tem sido assumida como “uma das primeiras prioridades propostas para a Região de Aveiro, no âmbito do PIMTRA – Plano Intermunicipal de Transportes e Mobilidade da Região de Aveiro.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.