GNR apreendeu uma tonelada de berbigão

2100
Apreensão de berbigão na Torreira.
Comercio 780

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) informa que apreendeu uma tonelada de berbigão na localidade da Torreira, concelho de Murtosa.

No âmbito de uma operação de fiscalização colocada em marcha pelo Subdestacamento de Aveiro, a 22 de julho, foi detetado um indivíduo, de 47 anos, que fazia o transporte dos moluscos bivalves vivos para comercialização, provenientes de um centro de depuração e expedição.

“Após uma inspeção minuciosa aos bivalves transportados, os militares verificaram que parte da carga não tinha as medidas regulamentares para ser transportado e comercializado (2,5 cm). Neste âmbito foi elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação à empresa expedidora dos bivalves, em que o valor da coima poderá atingir os 125 mil euros”, refere a Guarda em comunicado.

Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR alerta que “uma das mais importantes medidas de gestão de preservação destas espécies, consiste na fixação de um tamanho mínimo de desembarque, juntamente com a obrigação de rejeitar ao mar, todos os exemplares capturados com tamanho inferior ao estabelecido.”

Publicidade, Serviços & Donativos