GNR apreendeu 1.200 quilos de caranguejo

1101
Apreensão de caranguejo (GNR).

Mais de uma tonelada de crustáceos subdimensionados foi apreendida pelo Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, no concelho de Estarreja, informa a GNR.

“No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram um indivíduo de 60 anos que transportava 1.200 quilos de crustáceos da espécie caranguejo-mouro (Carcinus maenas) vivos, sem que tivessem a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão.”

No decorrer da ação, acrescenta a GNR, foi identificado o suspeito e elaborado um auto de contraordenação por captura e transporte de crustáceos sem as medidas regulamentares, cuja coima pode ascender aos 37.500 euros.

Os crustáceos, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR conclui a nota de imprensa alertando que “uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.