Futebol distrital: Beira-Mar obrigado a fazer reviravolta em Águeda (1-2)

1102
Golo de Marcelo Santiago que valeu o segundo golo do Beira-Mar em Águeda (1-2).

O Beira-Mar foi a Águeda vencer a equipa local por 1-2 a contar para a 21ª e penúltima jornada da primeira fase do campeonato Sabseg (zona norte).

Na classificação, os aveirenses somam 57 pontos enquanto os ‘galos do Botaréu (42 pontos) deixam-se ultrapassar no segundo lugar pelo Oliveira do Bairro (44), que venceu em casa o Estarreja (2-1).

Ficha do jogo via AFA TV ou FPF / AFA.

As equipas apresentaram-se em campo com alterações pontuais no onze. Do lado dos visitantes, Rafa Fonseca e Diego Tavares ocuparam as vagas deixadas por Marcelo Santiago e Mathieu. Quanto aos locais, Guilherme e Joãozinho foram chamados à titularidade.

A formação da casa entrou mais atacante. Ainda assim, seriam os aveirenses a dar o primeiro sinal de perigo, quando Diego Tavares surgiu bem posicionado, mas o cabeceamento do central saiu muito defeituoso.

A resposta dos ‘galos do Botaréu’ não poderia ser mais eficaz. Ao dobrar o quarto de hora, o ponta-de-lança Tika esgueirou-se e atirou para o fundo da baliza (sétimo golo), perante alguma passividade defensiva.

Ainda os adeptos aguedenses festejavam e o Beira-Mar restabeleceu a igualdade. Diogo Tavares ‘meteu o pé’ a um cruzamento rasteiro de Rafa Fonseca, somando o seu 14º golo (melhor marcador da equipa).

Até ao intervalo, embora sem ter maior domínio, a equipa aurinegra esteve perto do segundo. Numa das oportunidades, valeu a atenção de Jair entre os postes a analisar um cruzamento disputado nas alturas com Rafa Fonseca. O extremo conseguiu cabecear num lance seguinte, mas a bola sair muito por cima.

Da parte do Águeda, Samuel Garrido, também num cabeceamento, não revelou pontaria melhor.

‘Bolas nos ferros’ antes de Marcelo Santiago saltar do banco para resolver

A segunda parte continuou muito viva, sucedendo-se os lances de perigo junto de ambas as balizas.

O aguedense Zé António, após um cabeceamento de Samuel Garrido, ensaiou um remate que saiu ao lado.

Depois, do lado contrário, seria Leandro Vieira a rematar à barra, sem surgir nenhum forasteiro a aproveitar a segunda bola.

O goledor Zé António continuava de ‘pé quente’: numa disputa de bola com o central Mika, acertou no poste e a seguir falhou por pouco o alvo.

À entrada do último quarto de hora, as equipas começaram a mexer nos ‘onzes’ procurando recuperar frescura física e criar outras dinâmicas.

Tika recebeu um brinde de Bryan, mas o remate não teve o efeito desejado na baliza dos forasteiros.

A chamada a jogo do beiramarense Marcelo Santiago não poderia ser mais acertada, com o ponta-de-lança a corresponder ao pedido, apontando o seu 13ª golo. Um remate algo acrobático na sequência de um desvio defensivo de cabeça, aos 86m, que valeu a reviravolta e mais três pontos para o Beira-Mar, que parecia não ter forma de evitar o empate, único resultado que não conheceu, até agora, no campeonato.

Após o apito final, os ânimos mantiveram-se algum tempo exaltados entre as duas equipas, dentro e fora do campo, até voltarem aos respetivos balneários.

Assistir à transmissão do jogo Recreio de Águeda – Beira-Mar.

Quartos classificados ainda por definir nas duas zonas

Na zona norte, o Florgrade juntou-se a Paivense e União de Lamas para a fase de apuramento do campeão, depois de vencer o S. Vicente Pereira, fora de portas (1-2). A  vaga em falta (4º lugar) será preenchida na última jornada.

A sul, o Estarreja, com 34 pontos, está melhor colocado para fechar o lote de quatro equipas para seguir na disputa da promoção. Mas o Avanca, com 32, ainda tem possibilidade de entrar no grupo. Os estarrejenses terminam a fase regular com a receção ao Águeda, o Avanca desloca-se a Aveiro para jogar com o Beira-Mar.

Mais informações do Campeonato Sabseg.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.