EPA distinguida no Prémio AGIR da REN

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Prémio AGIR / REN.
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O projeto “Equipa de Socorro”, da Escola Profissional de Aveiro (EPA), foi distinguido com o terceiro lugar do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado à Inovação Social na resposta à Covid-19. O projeto visa a integração de alunos provenientes de um contexto problemático numa equipa de prestação de socorro.

Em primeiro lugar ficou o projeto “SPEAK” da Share Your World, de Leiria, que desenvolveu uma plataforma que ajuda a resolver o problema da exclusão social de migrantes e refugiados através da aprendizagem de uma língua e da criação de uma rede informal de apoio social.

Com o segundo lugar foi distinguido o “CoAction Against Covid-19”, um projeto do ProChild CoLAB, que promove, em tempo de pandemia, o bem-estar e a saúde mental de crianças e famílias do Município de Guimarães.

O projeto “Equipa de Socorro” da Escola Profissional de Aveiro (EPA) passa pela integração de alunos, a maioria provenientes de um meio socioeconómico desfavorecido e que vivem no limiar da pobreza e da exclusão social, numa equipa de socorro. Esta equipa é capaz de prestar os primeiros socorros em caso de acidentes ou incêndios, realizar rastreios de saúde e apoiar os colegas com as suas dificuldades pessoais, num universo que ultrapassa as 800 pessoas. A sua estreita ligação com as autoridades de socorro locais já evitou diversas deslocações desnecessárias à EPA, demonstrando a eficácia da atuação destes alunos.

De acordo com Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da EPA, “com este prémio, a Equipa de Socorro ficará mais qualificada para intervir de forma diferenciada e poderá alargar o seu âmbito de atuação, por exemplo para pessoas vítimas de pobreza e de exclusão social devidamente sinalizadas por instituições de cariz social parceiras da EPA. A EPA agradece esta importante validação e reconhecimento público do trabalho desenvolvido pela Equipa de Socorro ao longo dos seus 11 anos de existência”.

Esta iniciativa inovadora, que envolve atualmente 14 alunos voluntários dos dois polos da EPA (Aveiro e Sever do Vouga), foi alargada em 2020, com a criação de uma linha telefónica de apoio/assistência COVID-19, relacionada com as dificuldades sentidas pela comunidade escolar em contexto de pandemia. Com o apoio de uma equipa de oito psicólogos, os jovens têm lidado com estas solicitações, contribuindo para dar apoio em situações de vulnerabilidade emocional relacionadas com a pandemia.

A capacitação dos jovens tem sido feita com formações dadas pelas corporações de bombeiros locais e por profissionais de saúde. Mas com a atribuição do Prémio AGIR, será possível certificar oficialmente os jovens através de formações dadas pela Escola Nacional de Bombeiros e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Com o Prémio AGIR, a Share Your World irá agora poder desenvolver uma segunda versão da aplicação com mais funcionalidades, mais eficaz e eficiente, mais intuitiva e de fácil utilização para os seus utilizadores.

Na primeira edição, iniciada em fevereiro de 2021, 1098 crianças foram rastreadas, tendo sido detetadas 220 com sinais indicativos de problemas de saúde mental. Na segunda edição, que decorre ao longo do atual ano letivo 2021-2022, o projeto irá apostar também em algumas ações de proximidade para conseguir chegar a crianças e famílias em situações de maior vulnerabilidade social. Aliás, o Prémio AGIR irá servir precisamente para reforçar os recursos humanos e materiais fundamentais para a execução do projeto.

O Prémio AGIR enquadra-se na política de envolvimento com a Comunidade e Inovação Social da REN. Anualmente, o Prémio AGIR seleciona uma área de intervenção social e distingue três projetos. As últimas edições foram dedicadas aos temas “Promoção do emprego e integração profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade” (2020), “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono Escolar” (2019), “Preservação do património natural” (2018); “Inserção Laboral de Pessoas com Deficiência” (2017); “Combate à Pobreza e Exclusão Social” (2016); “Envelhecimento Ativo” (2015) e “Criação de Emprego” (2014).

REN

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