Futebol / CdP: Ideal reergueu-se e levou Beira-Mar ‘ao tapete’ no último contra ataque (3-2)

1831
Foto de Rafael Canejo.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Ideal ganhou 3-2 ao Beira-Mar em partida a contar para a 25ª jornada do Campeonato de Portugal (Série C), com uma reviravolta consumada ‘ao cair do pano’.

Os açoreanos estavam a perder 0-2 aos 16 minutos, mas relançaram o jogo ainda na primeira parte. Depois do intervalo, mesmo com menos um jogador, conseguiram alcançar uma vitória importante na luta pela manutenção. Já os aveirenses ficam com o segundo lugar cada vez mais distante.

O Beira-Mar apresentou-se no municipal da Ribeira Grande, Ilha de S. Miguel sem alterações no onze dos últimos dois jogos e não tardou a ‘mostrar serviço’. Aos 10m, Aparício, desmarcado por Choi, surgiu ‘cara a cara’ com o guarda-redes e não desperdiçou a oportunidade soberana.

Os visitantes tiveram de fazer uma ‘mexida’ forçada pouco depois, com a saída de Breda, lesionado, para a entrada do experiente Rui Sampaio.

Continuava o maior ‘assédio’ do Beira-Mar ao último reduto contrário. Mitrovic, aos 16m, cumpriu o que se pede a um ponta de lança, metendo o pé a uma bola cruzada para a pequena área, fazendo, assim, o seu quatro golo.

Os locais, que lutam pela manutenção, não se deixaram abater e, aproveitando algum abaixamento de ritmo dos aveirenses, atreveram-se em terreno mais adiantado. Aos 18m, Pedro Melo, num remate à trave, deu o primeiro aviso.

O Ideal reduziu aos 25m, na conversão de uma grande penalidade apontada por Douglas Silva a castigar pretensa mão na bola do lateral esquerdo Rodolfo.

A arbitragem motivava contestação do banco do Beira-Mar, levando à expulsão do adjunto Fabeta.

A reação dos forasteiros fez-se sentir com dois remates perigosos de Carlos Daniel, o primeiro afastado para canto com uma defesa apertada de Imerson. Aos 42m, guarda-redes da casa voltaria a evitar o terceiro, intercetando em voo o remate ao ângulo de Aparício.

Perto do apito para intervalo, o Ideal ficou reduzido a 10, com o segundo amarelo exibido a Douglas Silva, por falta sobre Edgar.

Leões da Ribeira Grande ‘fizeram das tripas coração’

Depois do descanso, a tarefa do Beira-Mar estava, em teoria, facilitada, no entanto os açoreanos continuavam a remar contra a maré e, na sequência de um canto, chegaram ao empate, aos 54m, num remate de Igor Gomes a colocar fim à hesitação defensiva.

Dieguinho (remate rasteiro para defesa de Imerson) e Aparício (cabeceamento junto ao poste) estiveram perto de aumentar a vantagem. Os avançados Cícero e Diego Tavares foram lançados pelo treinador Ricardo Sousa em busca do terceiro.

Aos 79m, o Beira-Mar reclamou por uma grande penalidade não assinalada a suposta mão de Pedro Santos na bola e instalou-se o nervosismo. A pressão traiu Diogo Tavares, que quase não aqueceu, vendo aos 85m o segundo amarelo e a consequente expulsão. Mitrovic ainda cabeceou à trave cima dos 90m.

Com os visitantes balanceados no ataque, o Ideal beneficiou de espaços e a esgotar as compensações correu para a baliza de Miotti num contra ataque finalizado por Douglas Silva, provocando a explosão de alegria dos adeptos locais. Um filme já visto em outros jogos deste campeonato pelos beiramarenses.

A equipa aveirense mantém-se em quinto lugar, com 37 pontos, ficando à mercê do Fátima (36 pontos), que joga segunda-feira em Condeixa.

Na luta pela segunda vaga dos play off o Anadia perdeu no reduto do Torreense por 2-1 e deixou-se ultrapassar pelo Benfica de Castelo Branco, que ganhou por 1-0 na receção à União de Leiria, somando 42 pontos, mais um que os bairradinos.

O Recreio de Águeda perdeu 1-0 em Sernache, ocupando o 13º lugar, a par do Oliveira do Hospital, ambos com 28 pontos.

Resultados e classificação em https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=135697

Ficha

Sporting Ideal:
Imerson
Henrique
Diogo Baltazar
Yacoubou
Dani Sousa (Joazimar, 72)
Pedro Santos
Pedro Melo
Vitinha (Douglas Santos,72m)
Serge Brou
Douglas
Igor (Lamine Bá, 90+2)

Suplentes:
Fernando Júnior
Artur Santos
Luis Pereira
Joazimar
Douglas Santos
Lamine Bá

Treinador:
Flavio Silva (adjunto)

Ao intervalo: 1-2
Final: 2-3

Beira-Mar:
Miotti
João Nogueira (Diego Tavares, 79m)
Edgar
Breda (Rui Sampaio, 13m)
Rodolfo
Yannick
Dieguinho
Aparício
Carlos Daniel (Cícero, 65m)
Mitrovic
Choi

Suplentes:
Carvalheira
Diego Tavares
Cícero
Rui Sampaio
Fávio Vieira

Treinador:
Ricardo Sousa

Árbitro:
Carlos Cabral (Associação de Futebol do Algarve)

Ação disciplinar: Cartões amarelos para Douglas Silva (38m), Douglas Silva (44m), Vitinha (52m). Igor Gomes (64m), Dieguinho (66m), Edgar (77m), Rui Sampaio (79m), Diego Tavares (82m), Diego Tavares (85m).
Cartões vermelhos para Fabeta, adjunto do Beira-Mar (29m), Douglas Silva (44m), Diogo Tavares (85m), Carvalheira (86m), Douglas Santos (90+5).

Artigo relacionado

“Tentámos tudo para ganhar” – Ricardo Sousa, treinador do Beira-Mar

Publicidade, Serviços & Donativos