Futebol / CdP: Guardião Toste evitou a goleada pedida pelo treinador Ricardo Sousa (BM 2- Fontinhas 0)

1439

Após dois empates, o Beira-Mar regressou, este domingo, às vitórias na recepção ao acessível Fontinhas (2-0), a contar para a 13ª jornada do Campeonato de Portugal (Série C), conseguindo encurtar a distância para o líder Praiense, que não foi além de uma igualdade em Oleiros.

A equipa aveirense correspondeu, em parte, ao pedido do seu treinador (ausente do banco a cumprir o segundo e último jogo de castigo) feito na antevisão, assumindo o rumo dos acontecimentos desde o primeiro minuto . Faltou alcançar um resultado mais avantajado, muito por mérito do guarda-redes açoreano Gonçalo Toste.

A ‘muralha defensiva’ do Fontinhas, por vezes com seis jogadores em linha, aguentou as investidas até ao minuto 22, quando Diego Raposo aproveitou uma bola atrasada por Aparício para desferir um remate cruzado indefensável.

Quatro minutos depois, o central Diego Tavares, que esteve de volta após paragem de dois meses devido a lesão, ocupando a vaga de Edgar (ausente por gripe), poderia ter dado melhor seguimento a uma defesa a punhos do guarda-redes, mas o remate, à boca da baliza, saiu por cima.

No ataque beiramarense seguinte, Toste foi mais rápido do que Dieguinho, desmarcado do meio campo.

Remate de Dário foi ocasião rara dos açoreanos

A modesta equipa da Praia da Vitória (Ilha Terceira), que não tem estrangeiros nem continentais no plantel, dispôs ao passar da meia hora de uma rara ocasião de golo, quando Dário atreveu-se num lance individual na área e, depois de ter levado a melhor sobre um defesa, surgiu descaído na esquerda, atirando às malhas laterais.

Antes do intervalo, assistiu-se a mais duas oportunidades para a formação da casa. Cissé foi derrubado em falta junto à grande área. Fábio apontou o livre, a que Toste correspondeu com uma defesa apertada para canto.

Em cima do intervalo, seria o poste da baliza a devolver um remate de primeira de Aparício, após assistência  bem medida de Yannick, que nesta partida regressou ao seu lugar habitual de médio ofensivo, após ter sido utilizado como lateral direito na receção ao Oleiros.

Apesar do efeito retemperador do intervalo, os visitantes acusaram na segunda parte o esforço, abdicando praticamente de atacar. E sempre que tentavam ensaiar alguma subida no terreno, os aveirenses não davam facilidades.

O maior pendor ofensivo dos locais deu frutos aos 60 minutos, num lance de bom recorte técnico. Aparício serviu na esquerda Yannick que rematou à baliza com intenção. Cissé, em cima da linha, confirmou o golo quase certo.

Toste continuava a mostrar bons atributos e assumia-se como o melhor em campo ao evitar o terceiro golo em outras tantas ocasiões de perigo que poderiam ter degenerado em goleada: primeiro com uma ‘palmada’ ao remate feito à queima roupa por Cissé, depois numa saída com os pés que afastou a canto a bola rematada por Diego Raposo e, por último, ao desviar também para canto um livre apontado por Rodolfo.

Ficha

Ao intervalo 1-0

Beira-Mar

Miotti
Adson
Breda
Diego Tavares
Rodolfo
Rui Sampaio (c) (Diogo Tavares, 64)
Aparício
Yannick Semedo (Frank, 81)
Fábio
Dieguinho
Cissé (Boateng, 81)

Suplentes:

Carvalheira
Artur
Frank
Isaack
Boateng
Diogo Tavares
João Nogueira

Treinador: Fabeta

Fontinhas

Toste
Mauro
Gilberto
Ivan
Luciano
Jordanes
Dário (Gustavo, 63)
João Dias (c)
Vitor
João (Hugo, 63)
Vasco (Fávio, 80)

Suplentes:

Delcio
Francisco
Gustavo
José D.
Hugo

Treinador: Pedro Lima

Árbitro: António Alves (AF Porto).

Líder Praiense empata em Oleiros

O Beira-Mar continua em segundo, agora com 24 pontos, ficando a quatro do Praiense, e com mais dois do que o Sertanense, que venceu em Sernache (1-2).

Quanto às restantes equipas da região, o Recreio de Águeda empatou 1-1 em Oliveira do Hospital, seguindo em sexto com 20 pontos, a par do Oleiros.

Já o Anadia perdeu em casa com o Fátima (0-2), próximo adversário dos aveirenses, e está em nono, com 18 pontos.

Resultados e classificação em https://www.zerozero.pt/edition.php?id=135697

Publicidade, Serviços & Donativos