Futebol / Boxing Day: Será que faz sentido?

1217
Boxing Day.
Dreamweb 728×90 – Video I

Sendo Portugal um país que vive o futebol de forma intensa, onde a toda a hora se discute e analisa futebol, não faz sentido que depois, na “hora da verdade”, grande parte dos estádios tenham uma quantidade de espetadores tão reduzida.

Por David Vinagreiro *

Desde sempre que estamos habituados a que durante a época natalícia o futebol português tenha uma paragem, paragem na qual nos resta desfrutar do futebol de outras ligas europeias, com principal destaque para a liga inglesa.

Estamos nós na “ressaca” do Natal, quando no dia 26, o Boxing Day, já se joga em terras de sua majestade. Os jogos à tarde e (por vezes) ao final da manhã, os estádios cheios, e uma fase do campeonato em que as equipas se vêm obrigadas a jogar praticamente de três em três dias. Enquanto tudo isto acontece, por norma, o nosso futebol encontra-se de férias.

Será que faz sentido? Não faria mais sentido aproveitar esta fase em que existe uma maior quantidade de pessoas a gozar de férias e em que bastantes emigrantes regressam ao seu país para passar a quadra natalícia, para aí realizar mais jogos e poder ter assim mais assistências nos estádios? Ocorreram já épocas em que observámos que algo já estaria a ser feito nesse sentido, com a marcação de jornadas da Taça da Liga para esta fase da época.

Desta forma estas partidas acabaram por preencher a tradicional pausa do nosso futebol, mas sendo esta a competição nacional com menor prestígio e tendo sido os jogos disputados em horários noturnos, acabou por não resultar da melhor forma.

As queixas de vários treinadores relativamente a um tempo reduzido de recuperação entre jogos são bastantes vezes observadas, mas este facto, ou seja, as equipas a jogarem ao fim de semana e a meio da semana, verificou-se por exemplo nas últimas semanas de competição, entre final de Novembro e meio de Dezembro. Não faria mais sentido que esse acumular de jogos fosse realizado por esta altura?

Estas são datas que, com toda a certeza, possuem um potencial bastante maior, e que poderia ser aproveitado de outra forma. Sendo os jogos marcados em datas mais próximas do dia de Natal e do dia de Ano novo, com horários diurnos e sendo estes jogos da primeira liga, certamente despertariam um interesse maior nos adeptos, e ver-se-iam certamente mais famílias a ir ao futebol.

Além desta fase da época, a liga ganharia muito mais em apostar em horários diurnos do que em horários noturnos. Libertar o horário de domingo a meio da tarde, de forma a não retirar publico aos campeonatos não profissionais, mas apostar no restante horário para que o público português volte a criar o hábito de ir mais vezes ao estádio, e que volte a ser (como já foi), a rotina habitual de “domingo à tarde”.

Sendo Portugal um país que vive o futebol de forma intensa, onde a toda a hora se discute e analisa futebol, não faz sentido que depois, na “hora da verdade”, grande parte dos estádios tenham uma quantidade de espetadores tão reduzida.

O potencial existe, basta tomar as opções certas e pensar mais no futuro do nosso futebol, em detrimento de ceder apenas às exigências das estações televisivas. Só assim se poderá aproveitar todo o potencial que o futebol do país campeão europeu possui.

David Vinagreiro.

* Formado em Ciências do Desporto, treinador de futebol ([email protected]).

 

 

 

 

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780